Edu Lima

Ex-ponta do Guarani, Atlético-MG e Flamengo
por Rogério Micheletti
 
Edu Lima, o Eduardo Lima Carvalho, nascido no dia 21 de dezembro de 1964, ótimo ponta-esquerda do Internacional, Vitória, Guarani, Flamengo, Atlético Mineiro e outras equipes, é casado, tem três filhas, tem residências em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), onde foi comentarista da rádio Salvador FM. Em 2013, comentou a Copa do Nordeste pela TV Esporte Interativo e seguia como comentarista da Rádio Itapoan FM.
 
Edu Lima começou a carreira justamente no Cruzeiro de Belo Horizonte (MG) e aos 20 anos foi emprestado ao Palmeiras, na negociação que envolveu Carlos Alberto Seixas. Retornou ao time mineiro, onde ficou até 86, quando foi negociado com o Vitória (BA).
 
Depois de um erro administrativo do rubro-negro baiano, Edu Lima conquistou seu passe na Justiça e o repassou para o Bahia, onde ficou até 87. Em 88, o ponta foi jogar no Internacional (RS).
 
Após boa passagem pelo Colorado, ele foi jogar no Atlético Mineiro (91 a 92), Guarani (92 a 94 e 96), Flamengo (trocado por empréstimo por Djalminha, em 93), Paulista de Jundiaí (95 e 96), Paraná Clube (emprestado em 95), na equipe chinesa do Dalian Wanda (97), Ceará (97), novamente Bahia e União São João, em 98, quando encerrou a carreira.
 
Em sua passagem pelo Flamengo, Edu Lima atuou em apenas 10 partidas (5 vitórias, 2 empates, 3 derrotas) e marcou dois gols.
 
Estilo de jogo
 
Edu Lima se destacava principalmente nas conclusões. Excelente nos arremates de fora da área, o ponta-esquerda foi temido por vários goleiros nos anos 80 e 90. A melhor fase da carreira talvez tenha sido mesmo no Guarani. Despertou o interesse de grandes times da capital paulista, entre eles o Corinthians, mas o Bugre sempre dificultou a sua saída.
 
Treinador
 
Trabalhou de 2001 a 2006 como técnico das categorias de base do Cruzeiro. Em novembro de 2007, ele foi contratado para comandar o time do Fluminense de Feira de Santana (BA).
Em 2007, fez estágio com Muricy Ramalho no São Paulo, ano em que o clube paulsita conquistou seu bicampeonato nacional.
 
Site oficial
 
Edu Lima tem um site oficial. Ele é o www.edulima.com.br. Lá, o ex-ponta faz leilões de camisas oficiais para ajudar crianças carentes.

ver mais notícias

Números na Gávea

Em sua passagem pelo Flamengo, Edu Lima atuou em apenas 10 partidas (5 vitórias, 2 empates, 3 derrotas) e marcou dois gols.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES