CARTA À MORTE
Dona Morte,
Não te regozijes. No fundo, és uma incompetente, fracassada. Espreita-nos há mais de um século, vestindo este costume ridículo e carregando uma foice burlesca.
A cada volta, tens ganas de nos levar contigo e crês que lograrás sucesso. Esconde-te após as curvas, coloca-te diante de nós nas retas, não nos importamos; passamos por ti como se não existisses, rimos na tua cara, rimos da tua cara. O tempo todo.
Dona Morte, és uma figura parva, tola, quase nula, despida de mínima aptidão para nos tocar.
Às vezes consegues, admitimos. Mas conta: quantos somos? Quantos fomos? Milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares, milhões, talvez.
E quantos de nós levaste graças à tua perfídia, à tua existência vulgar e desprezível? Poucos, Dona Morte. Pouquíssimos.
Por isso, não te regozijes por ter arrastado mais um de nós. Saberemos, como sempre fizemos, gargalhar de tua efígie chula na próxima curva, na próxima reta, mesmo sabendo que estarás por perto, e por ti passaremos velozes e indiferentes à tua ceifadeira inútil e picaresca. Desafiamos-te a todo instante, ignorando tua infeliz presença, ainda que penses que inspiras em nós algum temor.
Não nos inquietamos diante de tua inglória missão, antes desprezamo-la, e isso se nota quando, à tua expectativa, aceleramos mais e mais, de modo que, quando nos aproximamos de tua estampa lúgubre, tão rápido estamos que não tens a destreza necessária para interromper-nos, e ficas a brandir teu instrumento no vazio, como se fosses um fantoche apalermado, enquanto seguimos zombando de ti.
Para cada um de nós que, apesar de tua imperícia, carregas ao acaso, uma centena nascerá para troçar de tua inépcia.
Não temos medo de ti. E se morremos, é porque assim decidimos viver.
Subscrevemo-nos,
Todos os Pilotos de Todos os Tempos Passados e Futuros
Achados & Perdidos: Uma divertida participação do aniversariante Marcos no 'Terceiro Tempo'
Marcão e Milton em 21 de setembro de 2009. Foto: Portal Terceiro Tempo6 Horas de São Paulo inicia venda promocional com desconto para quatro setores
Largada da prova deste ano em Interlagos. Foto: DPPIOlhos no retrovisor: A primeira vitória do aniversariante Fernando Alonso na Fórmula 1
Parabéns, Amarildo! O 'Possesso', fundamental para a Seleção Brasileira na Copa de 62, completa 86 anos!
Jamelli lança seu livro nesta noite na capital paulista, com sessão de autógrafos
Saudade: Há um ano morria Maílson, campeão brasileiro com o Bahia em 1988
Morreu Leal, ex-meia do São Paulo e Noroeste
Carros de F1 mudaram, e correr na chuva é um risco desnecessário
Achados & Perdidos: Depoimento de Milton Neves sobre Julinho Botelho, que completaria 96 anos
F1: Com Piastri mais folgado na liderança do Mundial, Hungria recebe a categoria antes da pausa de verão
Olhos no retrovisor: Há 25 anos, em Hockenheim, Barrichello vencia pela primeira vez na F1
Achados & Perdidos: Cruzeiro derrotava o River Plate há 49 anos e vencia sua primeira Libertadores