Por Marcelo Rozenberg
Charles Miller, o homem que trouxe a primeira bola de futebol para o Brasil em 1884 e é considerado o introdutor do esporte no Brasil, nasceu São Paulo em 24 de novembro de 1874 e faleceu na mesma cidade em 30 de junho de 1953.
Filho de pai britânico e mãe brasileira, foi levado para a Europa com nove anos para estudar. No Velho Continente, teve seu primeiro contato com o futebol. Jogou no Southampton, como atesta foto publicada nesta página. Voltou ao Brasil em 1894 entusiasmado com o futebol.
Não demorou para mostrar a novidade para seus amigos do São Paulo Athletic Club, clube fundado em 1888 por britânicos e descendentes.
Leia abaixo depoimento concedido por Miller à Revista "O Cruzeiro" em 1952, reproduzido no livro "Charles William Miller, Memoriam SPAC", do brilhante jornalista John Mills.
"Numa tarde fria no outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputar uma partida de futebol. Aquele nome por si só era novidade, já que naquele tempo somente conheciam o críquete. As perguntas mais comuns eram: como é esse jogo?, com que bola vamos jogar?.
A primeira partida organizada por ele aconteceu na Várzea do Carmo em 14 de abril de 1895. Estiveram em campo britânicos que trabalhavam na Companhia de Gás, London Bank e São Paulo Railway.
Sete anos depois, fez parte do time do São Paulo Athletic que conquistou o primeiro Campeonato Paulista da história. Marcou os dois gols da decisão contra o Paulistano, que terminou 2 a 1. Voltou a conquistar o título em 1903 e 1904. Emcerrou a carreira em 1910, um ano antes do SPAC conquistar pela última vez o título paulista. Tornou-se depois dirigente do clube, além de árbitro de futebol e dirigente.
Charles Miller Neto conta curiosidades sobre seu avô no "Domingo Esportivo"
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
Ele residia em Capivari, interior de São Paulo. Foto: arquivo pessoal de NavarroAchados & Perdidos: Milton Neves e muitos de seus parceiros no 'Domingo Esportivo Bandeirantes'
Achados & Perdidos: Há 13 anos, noite impecável de Emerson Sheik na conquista corintiana da Libertadores
Saudade: Há três anos morria Bento de Oliveira, grande operador de som e revelador de Osmar Santos
F1: Hamilton anima compatriotas e ferraristas com liderança do TL1 para o GP da Grã-Bretanha
Quem quer dinheiro? Por Ricardo Setyon
Fluminense encara o Al-Hilal pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes; as equipes
F1: Norris supera marca da manhã de Hamilton e lidera a sexta-feira em Silverstone
Saudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Palmeiras joga contra o Chelsea em busca de vaga em semifinal da Copa do Mundo de Clubes; os times
Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos