Por Marcelo Rozenberg
Charles Miller, o homem que trouxe a primeira bola de futebol para o Brasil em 1884 e é considerado o introdutor do esporte no Brasil, nasceu São Paulo em 24 de novembro de 1874 e faleceu na mesma cidade em 30 de junho de 1953.
Filho de pai britânico e mãe brasileira, foi levado para a Europa com nove anos para estudar. No Velho Continente, teve seu primeiro contato com o futebol. Jogou no Southampton, como atesta foto publicada nesta página. Voltou ao Brasil em 1894 entusiasmado com o futebol.
Não demorou para mostrar a novidade para seus amigos do São Paulo Athletic Club, clube fundado em 1888 por britânicos e descendentes.
Leia abaixo depoimento concedido por Miller à Revista "O Cruzeiro" em 1952, reproduzido no livro "Charles William Miller, Memoriam SPAC", do brilhante jornalista John Mills.
"Numa tarde fria no outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputar uma partida de futebol. Aquele nome por si só era novidade, já que naquele tempo somente conheciam o críquete. As perguntas mais comuns eram: como é esse jogo?, com que bola vamos jogar?.
A primeira partida organizada por ele aconteceu na Várzea do Carmo em 14 de abril de 1895. Estiveram em campo britânicos que trabalhavam na Companhia de Gás, London Bank e São Paulo Railway.
Sete anos depois, fez parte do time do São Paulo Athletic que conquistou o primeiro Campeonato Paulista da história. Marcou os dois gols da decisão contra o Paulistano, que terminou 2 a 1. Voltou a conquistar o título em 1903 e 1904. Emcerrou a carreira em 1910, um ano antes do SPAC conquistar pela última vez o título paulista. Tornou-se depois dirigente do clube, além de árbitro de futebol e dirigente.
Charles Miller Neto conta curiosidades sobre seu avô no "Domingo Esportivo"
Saudade Há nove anos morria Larry, ex-atacante do Internacional
O carioca começou no Flu e depois foi ídolo do ColoradoO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Uberlândia
Evento aconteceu em julho de 2011Em vídeo, 'Antes e Depois' de marcantes jogadores do futebol italiano
Olhos no retrovisor: A morte de Roland Ratzenberger deveria ter impedido a realização do GP de San Marino
Corinthians inicia na Copa do Brasil contra o Novorizontino na estreia de Dorival Júnior; as formações
Troca de técnico, uma ilusão de ótica que não leva a lugar algum. Por Lino Tavares
F1: Piastri defende a liderança do Mundial em Miami; a programação da etapa norte-americana
No Z-4 do Brasileiro, Santos encara o CRB pela Copa do Brasil; as equipes
Olhos no retrovisor: O vídeo mais raro do acidente de Senna na Tamburello foi gravado por um espectador em Ímola
Saudade: Há três anos morria Cedenir, ex-Inter e Juventus
Achados & Perdidos: O saudoso Dr. Mário Trigo lembrando uma ótima história de Garrincha
Fausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77