Por Marcelo Rozenberg
Charles Miller, o homem que trouxe a primeira bola de futebol para o Brasil em 1884 e é considerado o introdutor do esporte no Brasil, nasceu São Paulo em 24 de novembro de 1874 e faleceu na mesma cidade em 30 de junho de 1953.
Filho de pai britânico e mãe brasileira, foi levado para a Europa com nove anos para estudar. No Velho Continente, teve seu primeiro contato com o futebol. Jogou no Southampton, como atesta foto publicada nesta página. Voltou ao Brasil em 1894 entusiasmado com o futebol.
Não demorou para mostrar a novidade para seus amigos do São Paulo Athletic Club, clube fundado em 1888 por britânicos e descendentes.
Leia abaixo depoimento concedido por Miller à Revista "O Cruzeiro" em 1952, reproduzido no livro "Charles William Miller, Memoriam SPAC", do brilhante jornalista John Mills.
"Numa tarde fria no outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputar uma partida de futebol. Aquele nome por si só era novidade, já que naquele tempo somente conheciam o críquete. As perguntas mais comuns eram: como é esse jogo?, com que bola vamos jogar?.
A primeira partida organizada por ele aconteceu na Várzea do Carmo em 14 de abril de 1895. Estiveram em campo britânicos que trabalhavam na Companhia de Gás, London Bank e São Paulo Railway.
Sete anos depois, fez parte do time do São Paulo Athletic que conquistou o primeiro Campeonato Paulista da história. Marcou os dois gols da decisão contra o Paulistano, que terminou 2 a 1. Voltou a conquistar o título em 1903 e 1904. Emcerrou a carreira em 1910, um ano antes do SPAC conquistar pela última vez o título paulista. Tornou-se depois dirigente do clube, além de árbitro de futebol e dirigente.
Charles Miller Neto conta curiosidades sobre seu avô no "Domingo Esportivo"
Olhos no retrovisor: Há três anos, o grave acidente de Romain Grosjean
Piloto francês saiu de sua Haas com queimaduras nas mãos e pés. Foto: DivulgaçãoCorinthians ou São Paulo, qual é o maior?
Os cavalos sentem frio?
Cavalo e simbologia
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
Tite evoca Zagallo por título da Copa América e reitera: 'fico até 2022'
Vídeo: Comentaristas do Terceiro Tempo debatem classificação do Brasil à decisão da Copa América
'Desempregado' e veterano, Dani Alves tem proposta de gigante europeu, mas sonha com Barça
Dunga revela porque não convocou Ronaldinho Gaúcho: ?Nunca teve uma atitude?
Tite ganha novo "auxiliar técnico" durante a Copa América
Cheia de defeitos, seleção chega à final da Copa América. Não é hora de parar com a depreciação?