por Rogério Micheletti
Casemiro Mior, ex-lateral-esquerdo do Grêmio nos anos 80, hoje é técnico e reside na cidade de Esteio, na Grande Porto Alegre.
Natural da cidade gaúcha de Serafina Corrêa, no norte do estado, onde nasceu no dia 7 de janeiro de 1958, Casemiro dirigiu em 2004 o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, e em 2005 foi contratado para comandar o Atlético-PR.
Acabou sendo demitido do Furacão em abril do mesmo ano.
Antônio Lopes assumiu o lugar dele e conduziu o Furacão ao vice da Libertadores. Casemiro voltou então para Ilha da Madeira, em Portugal. Em 2009, retornou ao Brasil para trabalhar no Fortaleza, time administrado pelo gremista Paulo Pelaipe.
Ele fez parte do elenco gremista campeão mundial em 1983 sobre o Hamburgo. O lateral-esquerdo titular era Paulo César Magalhães, que inclusive fez cruzamento para um dos gols de Renato Gaúcho naquele jogo.
Além do Grêmio, Casemiro também defendeu o Internacional (RS) e o Coritiba, antes de encerrar sua carreira de jogador profissional.
O gaúcho Casemiro começou a carreira de treinador na Internacional de Limeira (SP), e comandou ainda os seguintes times: XV de Piracicaba (SP), Guarani de Venâncio Aires (RS), Farroupilha (RS), Italo Chacao (Venezuela), Veranópolis (RS), Club South China (Hong Kong) e a Seleção Olímpica de Hong Kong, antes de trabalhar no Nacional da Ilha da Madeira.
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
BRASILEIRÃO 2019