Carne Frita

O Rei da Sinuca no Brasil

por Marcos Júnior Micheletti

O sergipano Walfrido Rodrigues dos Santos, o saudoso "Carne Frita", morreu em 29 de outubro de 2019, aos 90 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada. Seu corpo foi cremado no Crematório da Vila Alpina, na zona leste da capital paulista.

Carne Frita é considerado o melhor jogador de sinuca do Brasil em todos os tempos, uma espécie de Pelé ou Garrincha da modalidade, segundo aqueles que acompanharam sua trajetória de pouquíssimas derrotas.

Carne Frita nasceu na cidade de Propriá (SE), em 27 de outubro de 1929, e aos dez mudou-se com a família para Penedo, em Alagoas.

Menino irrequieto, era exímio na bolinha de gude, que jogava a dinheiro. Aos 15, ainda em Penedo, não tinha adversários nos salões de sinuca da cidade, e fugiu de casa aos 17, em busca de ganhar a vida com a sinuca, primeiro indo morar na Bahia, inicialmente em Salvador e depois em Ilhéus, onde sua fama se alastrou.

Aos 22 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde enfrentou e derrotou os melhores jogadores de sinuca da cidade, entre eles Pinguim, Lincoln e Detefon.

Chegou a São Paulo (para ficar) em 1958, aos 29 anos, com o objetivo de buscar mais dinheiro, pela fama da cidade em inúmeros salões de sinuca e com grandes jogadores.

Assim como na Bahia e no Rio de Janeiro, Carne Frita fez fama em São Paulo, a ponto de ser convidado para exibições em festas de famílias tradicionais, que ficavam impressionadas com a destreza de seu jogo.

Aliás, duas características marcaram o estilo de Carne Frita: a primeira em relação à postura, mais ereta, diferente da maioria dos praticantes da sinuca, que jogam curvados. A segunda pelo fato de não ser um "matador" impaciente, daqueles que decide uma partida sem deixar o adversário jogar. Sua arma era a defesa, praticamente impedindo o oponente de fazer uma sequência de jogadas.

Sua carreira, porém, teve um revés, em 1974, após uma briga, uma desavença por conta de uma mulher. Ele levou um soco de um homem, suposto marido da moça. O golpe foi desferido com um "soco inglês", entre seus olhos e, segundo o próprio Carne Frita, limitou sua visão e reduziu a qualidade de seu jogo.

O apelido teria sido dado pelo palhaço de um circo, ainda em Penedo, quando Carne Frita tinha aproximadamente dez anos de idade. Biriba, o palhaço, perguntou para o nome do menino, que estava nos arredores da lona armada da atração mambembe.

- Walfrido, respondeu o menino.

- Carne Frita?, retrucou o palhaço Biriba.

A garotada em volta caiu na gargalhada e o apelido pegou de forma implacável.

Separado de seu único matrimônio, Carne Frita deixou três filhos. Ele residia em São Paulo e costumava frequentar o Salão Big House, na Avenida Álvaro Ramos, no bairro da Água Rasa, zona leste de São Paulo.

Abaixo, trecho do filme "O Jogo da Vida", de 1976, com participação de Carne Frita, que após o adversário errar uma jogada acaba vencendo a partida, acertando todas as tacadas. No elenco do filme, entre outros, Gianfrancesco Guarnieri e Lima Duarte

Com informações a partir de matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, por André de Oliveira, de 1º de junho de 2013

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES