por Marcos Júnior Micheletti
Carlos Henrique Nunes Ribeiro, o Cacau foi um versátil jogador que iniciou sua carreira profissional pelo América Mineiro, atuando tanto nas laterais como na quarta-zaga. Atualmente aposentado, mora em Piracicaba.
Nascido na pacata Montes Claros, norte de Minas Gerais em 19 de setembro de 1957, Cacau é um dos 23 filhos de Dona Laudivina Gonçalves Riibeiro (a Dona Cheiro) e do senhor Henrique Nunes Ribeiro é irmão de outro jogador, o Dequinha II, que jogou pelo Flamengo nos anos 70.
No futebol amador, Cacau começou nos times de sua cidade natal, o Ateneu e o Casimiro de Abreu), para depois ser descoberto pelos "olheiros" do América, o "Coelho de Minas", sendo inicialmente treinado por Jair Bala.
Depois do América, saiu de Minas Gerais e foi para o Rio de Janeiro, contratado pelo Bangu, onde chegou a enfrentar seu irmão, o Dequinha II em jogos contra o Flamengo.
No final dos anos 80 e início da década de 90 defendeu o XV de Piracicaba, onde acabou encerrando sua carreira.
Na cidade de Piracicaba, Cacau criou seus filhos e vive com sua esposa Silene.
Uma das irmãs de Cacau, Zenilca Ribeiro da Silva , a dona Nica, era conhecida antigamente como a "Zica de Saias", pois era muito habilidosa com a bola. Uma pena que o futebol feminino não tinha nenhum reconhecimento, senão a Marta teria tido uma grande referência.
Achados & Perdidos: Na final do Paulistão de 73, polêmica nas penalidades entre Santos e Portuguesa
O confuso Armando Marques entre Pescuma e Pelé. Foto: ReproduçãoF1: Mercedes domina a classificação na Austrália; Russell e Antonelli dividem a primeira fila
Saudade: Há um ano morria Luís Carlos Galter, o zagueiro corintiano que ‘parou' Pelé
Saudade: Há seis anos morria Jair Marinho, ídolo do Fluminense
F1: Russell comanda a dobradinha da Mercedes na abertura do Mundial, na Austrália. Bortoleto pontua
Achados & Perdidos: Há 17 anos, contra o Palmeiras, o primeiro gol de Ronaldo pelo Corinthians
Neste Dia Internacional da Mulher, veja atletas e profissionais ligadas ao esporte
Achados & Perdidos: Um golaço de Giba, que hoje completaria 64 anos
Parabéns, Batista! Revelado pelo Inter, o ex-volante completa 71 anos
Parabéns! Marcante no 'Debate Bola', Cacá Rosset completa 72 anos
Professor Ronald Carvalho é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça