por Marcos Júnior Micheletti
Borrachinha, o José Luiz de Moura, carioca nascido em 15 de outubro de 1949, atualmente é treinador de goleiros em uma academia de futebol em Doha, no Catar.
Borrachinha foi goleiro do Botafogo (RJ) entre 1977 e 1979 e viveu um momento marcante pelo Glorioso, com uma atuação impecável em um clássico diante do Flamengo no Maracanã em 3 de junho de 1979.
A partida tinha um ingrediente especial, pois o Rubro-Negro estava invicto há 52 jogos e poderia quebrar a marca que pertencia justamente ao Botafogo.
Renato Sá fez 1 a 0 para o Botafogo aos 9 minutos do primeiro tempo e depois o Flamengo massacrou o Alvinegro, mas Borrachinha fez grandes defesas, uma delas na etapa final, um arremate de Zico de fora da área, que ele espalmou. A bola tinha endereço certo, no ângulo.
No final do jogo, Borrachinha, que passara por momentos de contestações no clube, foi saudado pelos torcedores botafoguenses.
CARREIRA COMEÇOU NO FLAMENGO
Filho de outro goleiro, o Borracha (Luiz Gonzaga de Moura), que jogou por muitos anos pelo Flamengo, Borrachinha também começou sua carreira na Gávea, em 1969, para depois atuar por Campo Grande (RJ), Rio Negro (AM), Fast Clube (AM) e Nacional (AM) antes de chegar ao Botafogo.
E após três temporadas no Glorioso (1977 a 1979), transferiu-se para o Joiville em 1980, seu clube até 1984, incluindo um período de empréstimo ao Operário (MS) em 1982).
Ainda passou pelo Blumenau (SC), Próspera (SC) e encerrou sua carreira pela Esportiva Guaratinguetá (SP), em 1988.
Em sua extensa carreira profissional de 19 anos, Borrachinha conquistou seis títulos estaduais: o Campeonato Amazonense em 1976 (pelo Nacional) e foi cinco vezes campeão catarinense, de forma consecutiva em 1980, 1981, 1982, 1983 e 1984, sendo os quatro primeiros pelo Joinville e o último pelo Blumenau.
ABAIXO, VÍDEO DO YOUTUBE DE PARTE DO PROGRAMA "ESPORTE ESPETACULAR", DA REDE GLOBO, COM MATÉRIA ESPECIAL SOBRE BORRACHINHA E O JOGO MARCANTE DE SUA CARREIRA, BOTAFOGO 1 X 0 FLAMENGO EM 3 DE JUNHO DE 1979
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Achados & Perdidos: Vídeo raro, em cores, dos jogadores do Brasil na véspera da conquista do tri, no México
Uma foto, uma história! O saudoso Carlos Alberto Silva com dois craques do seu Guarani de 78
Parabéns, craque holandês! Veja gols de Ruud Gullit, que completa 63 anos
Corinthians, 115 anos: Cinco triunfos inesquecíveis da história do Timão
Parabéns, Timão! Fotos memoráveis ilustrando os 115 anos do Corinthians
Titular do Brasil nas Copas de 78 e 82, Oscar Bernardi é o convidado de Marcos Falopa na live de hoje
Renovar com Neymar será a falência do Santos. Por Wladimir Miranda
Achados & Perdidos: O gol 500 de Pelé, marcado contra um rival paulista há 63 anos
Parabéns, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi completa 85 anos