por Marcelo Rozenberg
Meia-atacante com passagem marcante pelo futebol do Mato Grosso do Sul, Silvério Bernal, o Biro Biro, nasceu em Porto Murtinho (MS) em 02 de janeiro de 1963.
Revelado pelo Comercial de Campo Grande, defendeu também Guarani, Operário de Campo Grande, Bahia, Paraná e Catanduvense até retornar ao Comercial, já em final de carreira, onde parou com a bola em 1995.
Casado e pai de três filhos, reside atualmente em Campo Grande, onde trabalha na área administrativa da Fundesporte do Mato Grosso do Sul.
O apelido surgiu em meados da década de 1970, quando defendia times amadores de seu Estado. "Eu tinha uma semelhança grande com o Biro-Biro, que na época jogava pelo Sport e depois brilhou por muitos anos no Corinthians. Meus cabelos eram loiros e encaracolados".
Se não teve a mesma fama do homônimo que até hoje é ídolo da Fiel, fala com orgulho da conquista do título de campeão do Mato Grosso do Sul de 1991 pelo Operário. E da chance de ter atuado com alguns jogadores que marcaram época no futebol brasileiro, como Neto. "Isso aconteceu no Guarani, em 1983".
Mesmo distante do profissionalismo dos gramados, segue participando de jogos exibição nos finais de semana. E acompanhando a carreira do filho Biro, promissor meia que em 2007 estava defendendo o Iraty, do Paraná.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O improvável gol do aniversariante Fábio Baiano pelo Corinthians
Olhos no retrovisor: Schumacher superava recorde de Senna há 19 anos
Achados & Perdidos: Contra o Boca Juniors, há 34 anos o Corinthians era eliminado da Libertadores
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarulhense
F1: Veja como está a classificação da temporada, com a McLaren sólida na liderança
Flamengo encara a altitude de Quito para enfrentar a LDU pela Libertadores; as formações
Uma foto, uma história! Beques em pânico no dia em que Pelé desmaiou em campo
Jogando pela liderança do Grupo D, São Paulo viaja para enfrentar o Libertad; as equipes
Parabéns, Kaká! O último brasileiro a conquistar a Bola de Ouro completa 43 anos