por Rogério Micheletti
Betinho, o Gilberto Carlos do Nascimento, ex-meia do Juventus, Cruzeiro e Palmeiras, nos anos 80 e 90, é casado, tem residência fixa no bairro da Vila Prudente, zona leste da capital paulista.
Ele trabalhou no Comercial de Ribeirão Preto entre 1º de maio de 2024 e 20 de julho de 2024, quando foi demitido, um dia após o empate do Comercial com o Barretos em 3 a 3, pela Copa Paulista.
O paulistano Betinho nasceu no dia 14 de junho de 1966 e começou a carreira nas categorias juniores do Juventus, o Moleque Travesso. Em 1988, ele quase foi negociado com o Corinthians, mas a diretoria do Moleque Travesso difilcutou a saída do jogador para o Timão e o emprestou para o Cruzeiro anos depois.
Pelo Cruzeiro, Betinho chegou a ser campeão mineiro. Na ocasião, ele atuava como ponta-direita e preparava jogadas para o centroavante Hamílton. O bom futebol de Betinho na equipe da Toca da Raposa chamou a atenção da diretoria palmeirense, que o contratou em definitivo.
No Verdão, o meia viveu um bom momento, mas não conseguiu aquilo que o torcedor mais desejava: um título. O Palmeiras vivia na época a difícil situação de estar há vários anos sem conquistar um campeonato.
Depois do Palmeiras, ele jogou no Bellmare e no Frontale, ambos do Japão. Retornou ao Brasil para jogar no Internacional, mas já não tinha a mesma velocidade e habilidade do começo dos anos 90. Também teve rápidas passagens pelo Gama (DF) e Santo André, antes de ir para o Ipatinga, onde encerrou a carreira de jogador.
Carreira como técnico
Assumiu o comando técnico do Moleque Travesso em dezembro de 2009 e em 2010 acumulou a função de gerente de futebol do Juventus.
Após a saída do presidente Armando Raucci, que não conseguiu fazer seu sucessor, a administração seguinte apostou no trabalho de Betinho para tentar tirar o time grená da A3 do Paulistão.
Em 2007, ele foi ser auxiliar técnico do Juventus. No final do mesmo ano, foi contratado pelo Palmeiras para ser técnico do time Sub-20, e em seguida passou por diversos clubes, como Grêmio Prudente, Guaratinguetá, ASA, Confiança, Fluminense (BA), Sergipe, e Lagarto (SE), entre outros.
Foto: Marcos Júnior/Portal TT
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Guaranésia-MG
Em 2014, na Câmara Municipal da cidade mineira. Foto: DivulgaçãoPelo Palmeiras:
O meia-direita chegou a ser pretendido por outros grandes clubes paulistas no final dos anos 80, mas, depois de uma passagem por empréstimo no Cruzeiro, Betinho foi defender o Palmeiras.
Foram 140 partidas com a camisa alviverde (69 vitórias, 38 empates e 33 derrotas) e boa marca de 40 gols marcados.
Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
Achados & Perdidos: Há 49 anos, o primeiro título do Inter no Brasileirão, com o 'Gol Iluminado'
Saudade: Há quatro anos morria o treinador Marcelo Veiga
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Botelhos-MG
Olhos no retrovisor: 'VAR da F1' definiu o GP do Canadá de 2019 e enfureceu Sebastian Vettel
Achados & Perdidos: Corinthians conquistava o bicampeonato paulista há 41 anos
Saudade: Há quatro anos morria o jornalista Orlando Duarte
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Corinthians conquistava seu segundo Mundial de Clubes
Achados & Perdidos: Há 35 anos, com gol de Sorato, o Vasco derrotava o São Paulo e faturava o Brasileiro
Achados & Perdidos: Frustração da Lusa e comemoração gremista na decisão do Brasileiro de 1996
Olhos no retrovisor: O GP que fez a italiana Lella Lombardi entrar para a história da Fórmula 1