Betinho

Ex-meia do Juventus, Palmeiras e Cruzeiro

por Rogério Micheletti

Betinho, o Gilberto Carlos do Nascimento, ex-meia do Juventus, Cruzeiro e Palmeiras, nos anos 80 e 90, foi anunciado como novo técnico do Confiança em maio de 2016. Casado, tem residência fixa no bairro de Vila Prudente, zona leste da capital paulista.

O paulistano Betinho nasceu no dia 14 de junho de 1966 e começou a carreira nas categorias juniores do Juventus, o Moleque Travesso. Em 1988, ele quase foi negociado com o Corinthians, mas a diretoria do Moleque Travesso difilcutou a saída do jogador para o Timão e o emprestou para o Cruzeiro anos depois.

Pelo Cruzeiro, Betinho chegou a ser campeão mineiro. Na ocasião, ele atuava como ponta-direita e preparava jogadas para o centroavante Hamílton. O bom futebol de Betinho na equipe da Toca da Raposa chamou a atenção da diretoria palmeirense, que o contratou em definitivo.

No Verdão, o meia viveu um bom momento, mas não conseguiu aquilo que o torcedor mais desejava: um título. O Palmeiras vivia na época a difícil situação de estar há vários anos sem conquistar um campeonato.

Depois do Palmeiras, ele jogou no Bellmare e no Frontale, ambos do Japão. Retornou ao Brasil para jogar no Internacional, mas já não tinha a mesma velocidade e habilidade do começo dos anos 90. Também teve rápidas passagens pelo Gama (DF) e Santo André, antes de ir para o Ipatinga, onde encerrou a carreira de jogador.

Carreira como técnico

Assumiu o comando técnico do Moleque Travesso em dezembro de 2009 e em 2010 acumulou a função de gerente de futebol do Juventus.

Após a saída do presidente Armando Raucci, que não conseguiu fazer seu sucessor, a administração seguinte apostou no trabalho de Betinho para tentar tirar o time grená da A3 do Paulistão.

Em 2007, ele foi ser auxiliar técnico do Juventus. No final do mesmo ano, foi contratado pelo Palmeiras para ser técnico do time Sub-20. 

Foto: Marcos Júnior/Portal TT

ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

O meia-direita chegou a ser pretendido por outros grandes clubes paulistas no final dos anos 80, mas, depois de uma passagem por empréstimo no Cruzeiro, Betinho foi defender o Palmeiras.

Foram 140 partidas com a camisa alviverde (69 vitórias, 38 empates e 33 derrotas) e boa marca de 40 gols marcados.

Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.


Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES