Nascido na Escócia, no dia 31 de dezembro de 1941, Sir Alexander Chapman Ferguson, ou simplesmente Alex Ferguson, é o treinador que por mais tempo dirigiu o Manchester United.
A vitoriosa trajetória do comandante nos Diabos Vermelho se encerrou no meio do ano de 2013, após mais um título inglês conquistado. Ele anunciou sua aposentadoria no dia 8 de maio daquele ano.
Com 26 anos no comando da equipe, Ferguson ganhou mais troféus que qualquer outro técnico da história do futebol inglês. Entre as conquistas mais importantes estão: 13 títulos nacionais, duas Ligas dos Campeões da UEFA e dois Mundiais Interclubes. Em 2010, foi eleito o maior treinador de todos os tempos, levando em consideração suas estatísticas e o longo trabalho na equipe inglesa.
Alex iniciou sua carreira de atleta aos 16 anos, pelo Queen?s Park, no final da década de 50. Como atacante, descreveu sua primeira partida como um "pesadelo", mesmo marcando um gol na vitória de 2 a 1 contra Stranraer. Como Queen?s Park era uma equipe amadora ele também trabalhou nos estaleiros de River Clyde como um aprendiz de ferramenteiro, onde se tornou um comissário de bordo ativo da loja do sindicato.
Logo em seguida, na temporada 1962/63, conquistou o título nacional da segunda divisão, defendendo as cores do St. Johnstone. Ele ainda defendeu o Rangers, tradicional equipe do país, por duas temporadas, até se transferir para o Falkirk, equipe que ganhou novamente o campeonato que dava acesso à elíte do futebol escocês.
A carreira de treinador aconteceu em junho de 1974, quando tinha 32 anos de idade. Alex comandou o inexpressivo East Stirlingshire, permanecendo por pouco tempo na equipe. Ele ainda dirigiu o St. Mirren, conquistando o título da segunda divisão do Campeonato Escocês.
Porém, foi no comando do Aberdeen que Alex Ferguson começou a mostrar seu enorme talento como treinador. Pela equipe, conquistou sete títulos nacionais, sendo três da Liga e quatro da Copa da Escócia. Ele ainda conquistou a Recopa e a Supercopa Européia.
Em torno deste tempo, o Tottenham e o Arsenal fizeram propostas por Ferguson, que rejeitou as ofertas.
Naquele verão, havia especulações de que ele ia tomar o cargo de Ron Atkinson no Manchester United, que tinha caído para a quarta colocação no inglês. Embora Ferguson permanecesse no clube durante o verão, ele só assinou com o Manchester United quando Atkinson foi demitido em novembro de 1986.
Em 1990, conquistou seu primeiro título da Copa da Inglaterra. Na temporada de 1991, foi ousado ao revelar os irmãos Phil e Gary Neville, Ryan Giggs, David Beckham, Nicky Butt e Paul Scholes. Com essas jovens promessas, Alex conquistou o primeiro Campeonato Inglês, em 1993. Ele ainda ganhou mais onze vezes a Premier League.
Após perder a primeira partida do campeonato da temporada 1995/96, por 3-1 para o Aston Villa, a mídia pegou no pé de Ferguson, pelo fato dele apostar em muitos jogadores jovens e inexperientes. No entanto, os garotos tiveram um bom desempenho e o United venceu os seus cinco jogos seguintes, dando início a arrancada para o as conquistas da Premiere League e da Copa da Inglaterra, no ano de 1996.
O maior título da carreira de Ferguson aconteceu em 1999, quando o treinador conquistou a Liga dos Campeões da Europa, em um dramático duelo contra o Bayern de Munique, decidido nos minutos finais. No mesmo ano, bateu o Palmeiras no Mundial Interclubes.
Além da Champions League, foi campeão da Premier League(Campeonato Inglês) e da Copa da Inglaterra, tornando-se o primeiro treinador de uma equipe inglesa a ganhar a tríplice coroa.
Ele ainda conseguiu mais um feito inédito na história do país, ao ser tricampeão nacional, nos 1998/1999, 1999/2000 e 2000/2001.
Conquistando, pelo menos, um título importante por temporada, Alex Ferguson sempre esteve na lista dos maiores treinadores de todos os tempos. A boa fase do técnico origirou no bicampeonato da Champions League, em 2008, na vitória sobre o rival Chelsea.
Na mesma temporada, conquistou mais um título inglês e uma Supercopa da Inglaterra.
Devido ao seu ótimo e duradouro trabalho à frente do Manchester United, Alex foi eleito como o melhor treinador de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, em inglês). A escolha foi feita levando em conta os resultados das votações organizadas todos os anos desde 1996.
Em maio de 2011, chegou a mais uma decisão da Liga dos Campeões da Europa, mas tinha pela frente um time fantástico do Barcelona, de Messi, Xavi e Iniesta. Os Diabos Vermelhos não conseguiram parar a equipe catalã, sendo derrotado por 3 a 1.
Na ocasião, Ferguson admitiu que o Barcelona dessa final, foi a equipe mais forte que já enfrentou em toda sua vitoriosa carreira.