por Túlio Nassif
Alecsandro, o "Alecgol", é na verdade Alecsandro Barbosa Felisbino, filho de Lela, ex-craque do Coritiba na década de 80 e irmão do volante Richarlyson. Nasceu no dia 4 de Fevereiro de 1981, em Bauru, interior de São Paulo. Casado com Vanessa, tem dois filhos, Yan e Nicolas. Sua esposa é irmã do luso-brasileiro Deco, que fez sucesso no Barcelona e Seleção Portuguesa, o que aumenta o grau de parentesco com ídolos do futebol. É sócio de Carlos Alberto, ex-meia do Porto e Corinthians, em um restaurante localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No dia 4 de março de 2021 foi anunciado como novo jogador do Noroeste, de Bauru, para a disputa da Série A3 do Campeonato Paulista. No clube de sua cidade natal, o centroavante jogará ao lado do irmão Richarlyson.
Iniciou sua carreira em 1997, nas categorias de base do Vitória, da Bahia. Em 2001, subiu ao profissional e de lá acabou sendo emprestado por duas vezes, em 2003 para o Sport Recife e em 2004 para a Ponte Preta, mesmo tendo ganhado antes o Campeonato Baiano de 2002 e 2003 e a Copa do Nordeste de 2003. Voltou ao Rubro-Negro baiano em 2005, época em que foi muito bem ao ser vice-artilheiro da Série B. Infelizmente, não foi o suficiente para salvar o time do rebaixamento à Série C.
Foi então que, ainda em 2005, os gols e a boa fase o levaram por empréstimo ao Cruzeiro. Não demorou muito para Alecsandro ser contratado em definitivo no ano seguinte, quando conquistou o Campeonato Mineiro de 2006.
Em agosto de 2006 foi emprestado ao Sporting Clube de Portugal. Foram oito gols em 25 jogos e o título da Taça de Portugal de 2006/07 e 2007/08. Caiu nas graças dos portugueses e despertou o interesse de compra, mas o alto preço pedido pelo Cruzeiro, fez com que a venda não fosse concretizada, ocasionando o retorno ao Brasil. E em 2008, após boa campanha na Copa do Brasil, foi negociado com o Al-Wahda, dos Emirados Árabes.
Não demorou para Alecsandro deixar o futebol árabe e, no dia 21 de janeiro de 2009 ser contratado pelo Internacional. Lá, ganhou o Campeonato Gaúcho e a Copa Suruga, ambos em 2009, e a Copa Libertadores da América de 2010. Deixou o Colorado após fracasso no Mundial de Clubes, em que o Inter foi eliminado nas semifinais para o então desconhecido Mazembe, do Congo.
Acabou se transferindo para o Vasco da Gama, em 16 de março de 2011. Além de recuperar a confiança, foi muito bem no Cruzmaltino, respondendo com gols os motivos de sua contratação. Porém, venceu apenas um torneio, a Copa do Brasil de 2011.
Realmente o momento era muito bom e isso fez com que, no dia 19 de dezembro de 2012, Alecsandro fosse anunciado como reforço do Atlético-MG. Esta foi a primeira vez na carreira em que teve a oportunidade de jogar no mesmo time que seu irmão Richarlyson e juntos, venceram em 2013 o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores da América.
Anos antes, Alecsandro já era bastante cobiçado por diversos clubes. E no dia 9 de janeiro de 2014, se transferiu para o Flamengo. Em pouco tempo, conquistou a torcida e o Campeonato Carioca de 2014. Foram 73 jogos e 32 gols, estes, que instigaram o Palmeiras, que quis a todo custo contar com ele no elenco e, no dia 2 de junho de 2015, ele se rendeu a pressão e fechou com o Verdão. Aumentou sua galeria de títulos, sagrando campeão da Copa do Brasil de 2015 e o Campeonato Brasileiro de 2016.
Depois do Verdão, o centroavante rodou por Coritiba, São Bento e mais recentemente pelo CSA, clube que defendeu entre 2019 e 2020. Após rescindir com o clube de Alagoas, acertou sua ida ao Figueirense para a disputa da Série B. No clube de Florianópolis, Alecgol amargou o rebaixamento para a Série C do Brasileirão e deixou a equipe em janeiro de 2021. Dois meses depois foi contratato pelo Noroeste, de Bauru, para a disputa da Série A 3 do paulistão.
Inter domina, supera Palmeiras nos pênaltis e vai à semi da Copa do Brasil
O jogo teve polêmicas com o VAR no tempo normalSaudade: Há 12 anos morria Pedro Rocha, brilhante camisa 10 do São Paulo Futebol Clube
F1: Red Bull anuncia Isack Hadjar para ser o companheiro de equipe de Verstappen em 2026
Parabéns, Artime! Goleador do Palmeiras no final dos anos 60 completa 87 anos!
'Ano que vem estaremos aqui', garante Leila Pereira ao presidente da Conmebol
Temporada de 2026 da F1 tem uma equipe favorita à 'lanterna'
A decisão da Libertadores será o tema da live de Marcos Falopa com o Prof. Carlos Cesar
Achados & Perdidos: Milton Neves com muitos de seus parceiros comerciais no 'Domingo Esportivo'
Flamengo joga contra o Ceará no Maracanã podendo assegurar o título do Brasileiro; as equipes
Achados & Perdidos: A longa viagem do Inter em sua primeira excursão, que foi em um navio-vapor
Parabéns! Lenda das 500 Milhas de Indianápolis, Rick Mears completa 74 anos