Alberto

Ex-goleiro do Grêmio e América do Rio
Alberto Silveira, marcante goleiro do Grêmio e do América do Rio nos anos 60 e 70, faleceu em Porto Alegre no dia 16 de novembro de 2012, aos 74 anos, vítima de falência múltipla dos orgãos, em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral).

Ele estava internado no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, cidade em que residia e pela qual trabalhava, em um projeto social da prefeitura.
Ele morava no bairro Ipanema, em Porto Alegre. Era casado com Maria Celeste e deixou um casal de filhos: Christian e Taiane.

Alberto se destacou na primeira metade dos anos 60 quando se revezava com Arlindo na meta do bom Grêmio de Carlos Froner, que quase ganhou a Taça Brasil de 1963. Só que o adversário era o Santos e o Peixe venceu os jogos: 2 a 1 em Porto Alegre e 4 a 3 no Pacaembu em célebre jogo em que Gylmar foi expulso (uma raridade!!!) e Pelé foi para o gol fazendo duas belas defesas no fim do jogo.

À época, o Grêmio tinha toda a defesa formada por jogadores cujos nomes começavam com a letra "A?: os goleiros eram ele, Alberto, e Arlindo e os zagueiros Altemir, Airton Pavilhão, Áureo e Ortunho que, carinhosamente era chamado de "Artunho".

O ex-goleiro chegou a jogar pela Seleção Brasileira, ao lado de Pelé e companhia. Um jogo marcante para Alberto, foi Brasil e México, no Mineirão, onde na ocasião, fora titular.
ver mais notícias
BRASIL 2x1 MÉXICO (Brazil 2x1 Mexico)

Data: 03/11/1968
Tipo: amistoso oficial
Competição: amistoso
Local: Estádio Mineirão
Cidade: Belo Horizonte, Brasil
Árbitro: Carlos Robles (Chile)

Brasil (entre colchetes o time a que o jogador pertence):
Alberto [Grêmio]
Carlos Alberto Torres [Santos] - cap
Jurandir II [São Paulo]
Roberto Dias [São Paulo]
Everaldo I [Grêmio]
Gérson I [Botafogo]
Rivellino [Corinthians]
(Dirceu Lopes) [Cruzeiro]
Natal [Cruzeiro]
Jairzinho [Botafogo]
Pelé [Santos]
Paulo César Caju [Botafogo]
Técnico: Aymoré Moreira
   
México:
Calderón, Vantolrá, Peña, Nuñez, Perez - Mungía, J. L. González (Mercado), I. Diaz - Albino Morales (Valdivia), Borja (Cisneros), Padilla (Fragoso).
Técnico: Raul Cardenas

Gols:
Pelé, Jairzinho e Borja

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES