Afonso Alves

Ex-atacante do Galo e Middlesbrough
por Diogo Miloni
 
Não é tarefa fácil para o jogador brasileiro alcançar sucesso no futebol europeu.
 
No caso de Afonso Alves Martins Júnior, ou apenas Afonso Alves, é um atacante com ótimas passagens pelo futebol sueco e holandês. Em 2013, esteve próximo de acertar seu retorno ao Brasil, para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro pelo Boa Esporte, de Varginha, mas acabou mesmo voltando ao futebol do exterior, para jogar pelo Al-Gharafa, do Qatar, onde encerrou sua carreira, em 2013.
 
Atualmente reside em Belo Horizonte, onde trabalha com sua mãe em uma construtora da família, e pratica seu esporte favorito, o ciclismo.
 
Natural de Belo Horizonte, Afonso nasceu em 30 de janeiro de 1981 e começou sua carreira nas categorias de base do Atlético Mineiro, clube onde estreou como profissional em 2001 e fez apenas seis partidas.
 
Entre 2002 e 2006, o centroavante brasileiro atuou na Suécia, conquistando o campeonato nacional pelo Malmo. Em 2007, já contratado pelo Heerenveen, da Holanda, foi o artilheiro do ano na Europa, fazendo 45 gols em 39 partidas. Os expressivos números do camisa nove despertaram a curiosidade de Dunga, então treinador da Seleção Brasileira, que chamou Afonso Alves para o grupo que disputou e venceu a Copa América de 2007.
 
Criticado com a amarelinha, o centroavante perdeu espaço e não foi mais lembrado. Em 2008, os bons rendimentos na Holanda foram passaporte para a transferência do sul-americano para o Middlesbrough, da Inglaterra, onde não apresentou o mesmo futebol de ótimo aproveitamento. Entre 2009 e 2012, Afonso Alves defendeu equipes do Qatar.
 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES