Adãozinho

Ex-meia do Corinthians
por Rogério Micheletti

O mineiro Adãozinho, o Adão Ambrósio, nasceu em Mariana-MG no dia 17 de outubro de 1951 e residia no bairro da Vila Clementino, na Zona Sul de São Paulo. Em 13 de junho de 2011, após mais de dois meses internado no Hospital do Rim,, na cidade de São Paulo, o ex-jogador faleceu de insuficiência renal e diabetes.
 
Em 19 de novembro de 2010, o ex-jogador foi submetido a um transplante de rim, no hospital da UNIFESP, devido a problemas com a diabete, que perduraram durante anos.
 
O médico que fez a cirurgia foi o Dr. José Omar Medida, referência em transplante no Brasil. Aliás, foi Medina quem também salvou a vida da esposa de Lélio Teixeira, da Rádio Bandeirantes.
 
Adãozinho era casado e pai de um filho, o Diego, que em 2011 tentava a sorte no futebol espanhol. Em 2005 já apresentava preocupantes avanços em sua deficiência visual. Uma pena. O futebolzinho com os amigos e jogos beneficentes com os Masters do Corinthians foram imediatamente sacrificados.
 
Meia-esquerda do Corinthians entre 1971 e 1978, Adãozinho consagrou-se no jogo contra o Palmeiras no dia 25 de abril de 1971.
Na ocasião, o alvinegro venceu o arqui-rival de virada por 4 a 3 e Adãozinho, que entrou no segundo tempo, fez um gol antológico no jovem goleiro Emerson Leão.
Naquela tarde gelada, de 8 graus, o técnico Francisco Sarno escalou: Ado, Zé Maria, Sadi, Luis Carlos Gálter, Pedrinho, Tião, Rivellino, Lindóia depois Natal, Samarone depois Adãozinho, Mirandinha e Peri. Apitou Armando Marques, que expulsou Leivinha e Rivellino, e os gols foram marcados, pela ordem: César Maluco, César Maluco, Mirandinha, Adãozinho, Leivinha, Tião e Mirandinha.
Ele participou do elenco corintiano campeão paulista em 1977. Na primeira partida contra a Ponte Preta, ele fez o lançamento que originou o gol de Palhinha, de cara.
O ex-craque corintiano foi homenageado pelo cantor e compositor Bebeto, que compôs e gravou uma música chamada "Adão, você pegou o barco furado". A letra que segue abaixo foi enviada pelo jornalista e historiador Severino Filho:
"-----Mensagem original-----
De: severinofilho@acessepiaui.com.br
[mailto:severinofilho@acessepiaui.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 12:53
Para: redacao@terceirotempo.com.br
Cc: severinofilho@acessepiaui.com.br
Assunto: HOMENAGEM A ADÃOZINHO
Caro,
Aqui está a letra da música ADÃO VOCÊ PEGOU O BARCO FURADO, gravada por Bebeto, em homenagem a ADÃOZINHO (o dos 4 a 3), ex-Corinthians.

Você está com tudo garoto
Mas, não tá prosa
Camisa 10, chuteira, meia e calção
Como é que é Adão
A galera não é mole não
Você pode passar até por dez
Matar no peito, chutar forte e fazer gol O sapo canta, o time perde, o povo chora Você lamenta e fica triste com razão Mas de nada você é culpado Você já pegou o barco furado
Largaram uma bomba em suas mãos
Você sente a falta do velho Tião
No meio campo anda Ruço preocupado
Você lamenta e fica triste com razão
Mas de nada você é culpado
Você já pegou o barco furado
É isso,
Abs,
Severino Filho
(jornalista e historiador)"
ver mais notícias
ver mais Áudio

Pelo Corinthians:

De 1971 a 1978, Adãozinho disputou 253 jogos pelo Corinthians (segundo números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte). Foram 118 vitórias, 80 empates, 55 derrotas e 19 gols marcados.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES