O treinador intensificou os treinamentos integrais, em dois períodos. (Foto: Thiago Ribeiro)

O treinador intensificou os treinamentos integrais, em dois períodos. (Foto: Thiago Ribeiro)

Bruno Braz
Do UOL, no Rio de Janeiro

O "puxão de orelhas" de Vanderlei Luxemburgo no volante Andrey por conta de seu percentual de gordura foi apenas um dos oito casos de jogadores que estavam acima do peso quando o treinador chegou ao Vasco. A revelação foi feita pelo preparador físico Antônio Mello à Rádio Brasil e culminou num cronograma rigoroso do comandante para melhorar a situação física dos atletas.

Logo de cara, foram estabelecidas as regras para o atacante Maxi Lopez, que teria a disposição, além de um planejamento de preparação física, nutricionista e fisiologistas ao seu dispor. Dias depois, o argentino ingressou na Justiça do Trabalho e se desligou do clube.

Mesmo com o litígio inesperado, a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo manteve o rigor e já tem colhido alguns frutos. Andrey, por exemplo, segundo o treinador, já diminuiu seu percentual de gordura de 13% para 11%. Outros também estão "no cabresto" do comandante.

Treinos integrais e folga reduzida na Copa América
Luxa, aliás, tem aproveitado que o Vasco só disputa o Campeonato Brasileiro para intensificar os treinamentos integrais, que consistem em dois períodos (manhã e tarde). Ao menos uma vez por semana o treinador tem feito esta opção.

O comandante decidiu também por reduzir o período de folga durante a parada para a Copa América. Enquanto a maioria dos clubes darão pelo menos dez dias de descanso para os jogadores, o Vasco terá menos que seis.

"A nossa folga será de cinco ou no máximo seis dias. Não estamos no momento de dar 13 dias de folga para ninguém. Não estamos lá em cima. Estamos na confusão. Temos de pegar esse tempo e trabalhar o máximo possível", declarou o treinador após a vitória por 2 a 1 sobre o Internacional.

Antes da parada, o Vasco enfrenta nesta quinta-feira (13) o Ceará em São Januário.

(Foto: Thiago Ribeiro/AGIF - retirada do UOL)

Últimas do seu time