Em Interlagos, a hoje apresentadora da Globo entrevistando Wilsinho Fittipaldi. Foto: Divulgação

Em Interlagos, a hoje apresentadora da Globo entrevistando Wilsinho Fittipaldi. Foto: Divulgação

O ano é 1974.

O saudoso Wilsinho Fittipaldi (1943-2023) realizava seu sonho pessoal e inscrevia no Mundial de Fórmula 1 a primeira e única equipe brasileira na categoria máxima do automobilismo, a Copersucar-Fittipaldi, que estreou na temporada de 1975.

O projeto, inicialmente desenvolvido no Brasil, viveu seu ápice em 1978, no GP do Brasil, disputado no extinto Jacarepaguá, ocasião em que Emerson Fittipaldi, irmão mais novo de Wilsinho, levou o modelo F5A ao segundo lugar na prova que fora vencida pelo saudoso argentino Carlos Reutemann (1942-2021).

Mas a pergunta que encabeça esta matéria, faz referência aos momentos embrionários da Copersucar-Fittipaldi, quando a imprensa brasileira buscava informações sobre a empreitada que entrou para a história da Fórmula 1.

Durante boa parte de 1974 foram exaustivos testes para deixar o carro pronto para a estreia, na Argentina, em 12 de janeiro de 1975.

Então repórter da extinta Rede Tupi de Televisão, Ana Maria Braga, hoje apresentadora do programa "Mais Você" da Rede Globo, ela esteve em Interlagos para uma matéria com Wilsinho Fittipaldi em 1974. 

Wilsinho acumulava as funções de chefe de equipe e piloto, quadro que se mudou a partir de 1976, quando Emerson assumiu o cockpit do carro e Wilsinho passou ao papel exclusivo de comandar o time brasileiro na Fórmula 1.

Infelizmente não temos o vídeo da entrevista, mas o vale o histórico registro fotográfico de Ana Maria Braga ao lado de Wilsinho em Interlagos.

Em 26 de janeiro de 1975, dia do GP do Brasil de F1, em Interlagos. O Copersucar-Fittipaldi (modelo FD02) de Wilsinho Fittipaldi em frente aos precários boxes do autódromo paulistano. Atrás, os carros de Mark Donohue (Penske) e Graham Hill (Lola). A prova foi vencida por José Carlos Pace (Brabham), com Emerson Fittipaldi McLaren) em segundo, formando a dobradinha brasileira. O alemão Jochen Mass (McLaren) completou o pódio paulistano. Foto: arquivo pessoal de Wilsinho Fittipaldi

Ana Maria Braga, então repórter da extinta TV Tupi-SP, entrevista o saudoso Wilsinho Fittipaldi em Interlagos. Foto: Divulgação 

 


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

Últimas do seu time