O Peixe chegou ao triunfo derrotando o Milan no Maracanã. Foto: Reprodução

O Peixe chegou ao triunfo derrotando o Milan no Maracanã. Foto: Reprodução

Um dos grandes momentos da história do Santos Futebol Clube aconteceu em 16 de novembro de 1963, quando a equipe praiana conquistou de forma consecutiva seu segundo título mundial de futebol, derrotando o Milan por 1 a 0 no Maracanã.

Antes de mais detalhes sobre este confronto, destacamos a foto que ilustra a matéria de nossa seção "Uma foto, uma história!", em que os saudosos Gylmar (1930-2013) e Pelé (1940-2022) foram flagrados debaixo do chuveiro após a partida, ainda sob a emoção do triunfo diante da equipe italiana.

Gylmar e Pelé seguram a taça no momento em que o Rei do Futebol está debaixo do modesto chuveiro com tubulação externa, provavelmente jorrando água fria, enquanto os fotógrafos disparavam seus cliques para o registro. Um deles, aliás, aparece ao fundo, empunhando sua câmera.

Gylmar e Pelé com a taça do bi mundial do Santos nas mãos. O Rei do Futebol está sob o chuveiro simplório do Maracanã, provavelmente recebendo uma ducha de água fria... Foto: Reprodução

COMO FOI A DECISÃO...

Na primeira partida, disputada no Estádio San Siro, em Milão, no dia 16 de outubro de 1963, o Milan derrotou o Santos por 4 a 2, gols de Trapattoni, Amarildo (duas vezes) e Mora para os milaneses. Pelé marcou os dois tentos da equipe praiana e não atuaria mais nos jogos decisivos, pois estava contundido. Almir Pernambuquinho foi o seu substituto.

O segundo jogo aconteceu quase um mês depois, em 14 de novembro, no Maracanã, e o Santos devolveu o placar, ganhando da equipe italiana pelos mesmos 4 a 2. Para o Santos, os gols foram marcados por Pepe (duas vezes), Almir Pernambuquinho e Almir. Mazzola e Mora fizeram os gols italianos.

Com a igualdade nas duas partidas, a disputa final aconteceu dois dias depois, em 16 de novembro, e em um jogo mais "amarrado", Dalmo Gaspar (1932-2015) marcou o único gol da partida, aos 31 minutos da etapa inicial, de pênalti (cometido por Maldini sobre Almir Pernambuquinho), com direito até a "paradinha", vencendo o goleiro italiano Balzzarini.

A cobrança, aliás, foi muito parecida com aquela do milésimo gol de Pelé, no mesmo Maracanã, no mesmo gol.

No ano anterior, o Santos derrotou outra equipe europeia para conquistar seu primeiro Mundial, o Benfica, de Portugal.

Porém, na ocasião, apenas dois jogos definiram o campeão, com o Santos vencendo os dois confrontos: 3 a 2 no Maracanã (RJ) e 5 a 2 no Estádio da Luz, em Lisboa.

ABAIXO, VÍDEO COLORIZADO DO CANAL "FUTEBOL ACERVO" DO YOUTUBE, LANCES DE SANTOS 1 X 0 MILAN EM 16 DE NOVEMBRO DE 1963, DECISÃO DA COPA INTERCONTINENTAL, NO MARACANÃ

Últimas do seu time