Principal dúvida da lista de Tite desta segunda é o substituto de Daniel Alves

Principal dúvida da lista de Tite desta segunda é o substituto de Daniel Alves

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

UOL Esportes

O frio na barriga de saber se está ou não na lista de Tite não existirá para 15 jogadores na tarde desta segunda-feira (14), quando o mundo conhecerá os eleitos pelo treinador para representar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018. Não é segredo para ninguém que ele já tem seu time titular (com exceção do substituto de Daniel Alves) e alguns reservas com o passaporte garantido para a Rússia. Além deles, Fred e Douglas Costa são nomes que sabem que serão chamados, mas preferem ter certeza antes de comemorar.

No gol, por exemplo, Alisson começará jogando, com Ederson no banco de reservas. A dúvida para a posição fica por conta da terceira opção: Cássio, elogiado por crescer em momentos decisivos, leva ligeira vantagem em cima de Neto, que impressionou na última convocação pela tranquilidade ao ser comunicado que ficaria apenas no banco.

Logo à frente, o comandante tem uma das listas mais consolidadas: Miranda, Marquinhos e Thiago Silva são nomes garantidos para a disputa da zaga. É provável, inclusive, que os dois primeiros sejam os titulares. A dúvida fica, mais uma vez, por conta do nome que será a última opção. Geromel, em ótimo momento no Grêmio e elogiado por não falhar em nenhum fundamento básico, tem vantagem na briga com nomes como Rodrigo Caio e Gil. Esse último, aliás, está praticamente descartado.

As laterais são os dois setores que mais geram comentários entre os fanáticos pelo futebol. Com a lesão de Daniel Alves, Marcelo passa a ser o único da posição que está garantido. Uma das brigas mais acirradas do grupo é travada para saber quem será seu reserva. Filipe Luís, voltando de lesão e elogiado pela consciência tática, tem Alex Sandro, da Juventus, como grande rival.

Do outro lado, sem poder contar com seu capitão, Tite deve pensar até o último minuto: Fagner, Danilo ou Rafinha? O corintiano leva vantagem na briga por ter a confiança do treinador e pelo passado vitorioso juntos vestindo o preto e branco. A única ressalva fica por conta da recuperação do atleta de sua lesão muscular de grau 2 sofrida no último dia 30 de abril. A expectativa é de pelo menos um mês para a volta aos gramados, o que significa que ele não participaria dos primeiros trabalhos em Teresópolis.

Danilo precisa convencer a comissão que ainda tem segurança para atuar pela direita. Com Guardiola, no Manchester City, ele foi usado diversas vezes na esquerda. Seu equilíbrio tático e emocional também está sob análise. Rafinha foi o menos convocado entre eles e tenta usar a experiência a seu favor.

No meio, Casemiro, Fernandinho e Paulinho estão garantidos, assim como Renato Augusto. Este último, por sua vez, luta para ainda ser mantido como o titular. Se ficar no banco, deve ter a companhia de Fred. Elogiado pelo trabalho que faz de área a área e pelo desempenho nos treinos preparatórios para os amistosos contra a Rússia e Alemanha, ele está praticamente garantido.

Arthur e Rodriguinho certamente não dormirão tranquilos de domingo para segunda. Os dois lutam por uma vaga no meio-campo. O primeiro viveu ótimo momento no Grêmio, deve ser reforço do Barcelona, enquanto o segundo teve um início de ano de destaque no Corinthians. A dupla é elogiada por conseguir cumprir diferentes funções no meio-campo. Quem perdeu espaço foi Giuliano, que vê sua chamada como cada vez mais improvável.

Nas pontas, Willian, Neymar e Philippe Coutinho já sabem que ouvirão seus nomes da boca de Tite na convocatória. É bem provável que eles tenham a companhia de Douglas Costa, que “cresceu na hora certa” como diz o ditado do futebol, ao se destacar na Juventus nos últimos três meses, além de ter chamado a atenção pelo bom desempenho nos últimos dois amistosos.

Em alta na Inglaterra, Roberto Firmino também tem seu passaporte carimbado, mas ainda ficará no banco porque Gabriel Jesus tem desempenho invejável com a camisa amarela na Era Tite. Eles devem ser as duas únicas opções para atuar como o homem mais avançado. William José chegou a ser convocado de última hora para os amistosos, mas dificilmente será lembrado.

Foto: Pedro Martins/MoWa Press (via UOL)

Últimas do seu time