Libertadores da próxima temporada terá aumento na premiação ao campeão. Foto: Twitter/Divulgação

Libertadores da próxima temporada terá aumento na premiação ao campeão. Foto: Twitter/Divulgação

Os clubes brasileiros já sabem como iniciarão suas caminhadas rumo ao tão sonhado título da Libertadores 2020. Em evento realizado na noite desta terça-feira (17), a Conmebol realizou sorteio que definiu os grupos do torneio continental. O chaveamento abriu a possibiidade de dois grandes clássicos brasileiros na competição: Palmeiras e Corinthians podem se encontrar no Grupo B, caso o Timão avance pela Pré-Libertadores; além de um Grêmio e Internacional, caso o Colorado também supere a fase preliminar.

Com oito representantes, o país terá dois times estreando na fase preliminar da competição. O Internacional, que enfrenta o quarto representante vindo do Chile (que será definido no dia 24 de janeiro), e o Corinthians que terá pela frente o vencedor do confronto entre Guarani, do Paraguai, e o quarto representante da Bolívia – as duas equipes brasileiros terão o direito de decidir o confronto em casa.

Atual campeão da Libertadores, o Flamengo ficou no Grupo A, ao lado de Independiente Del Valle-EQU, Junior Barranquilla-COL,  representante G1 (vinda da pré-Libertadores

Já o Palmeiras caiu no Grupo B, ao lado de Bolivar-BOL, Tigre-ARG, G2 (pode ser o Corinthians);

Vice-campeão brasileiro em 2019, o Santos disputará o grupo G, contra Olímpia-PAR, Delfín-EQU, Defensa Y Justicia-ARG;

Campeão da Libertadores em 2017, o Grêmio jogará o Grupo E contra Universidad Católica-CHI, América de Cali-COL, G4 (pode ser o Internacional);

O São Paulo, por sua vez, está no grupo D e enfrentará cabeça de chave River Plate-ARG, LDU-EQU e Binacional-PER;

O atual campeão da Copa do Brasil, Athletico Paranaense caiu no Grupo C, com Peñarol-URU, segundo representante da Bolívia e o Colo-Colo-CHI;

A Conmebol anunciou ainda um aumento nas premiações da Libertadores em 2020. O campeão receberá 15 milhões de dólares (na última temporada a premiação foi de 12 milhões de dólares). Além disso, cada equipe que disputar a final receberá 25% da arrecadação de bilheteria.

Jogos da Sul-Americana também são sorteados

A Conmebol definiu ainda os confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana 2020. Competição vencida pela Independiente Del Valle na última temporada terá a presença de seis clubes brasileiros.

O Vasco fará sua estreia no torneio diante do quarto time boliviano classificado (ainda por definir). Já o Atlético Mineiro encara o Unión, da Argentina. Enquanto Fluminense terá pela frente o Unión La Calera, do Chile.

Após grande campanha no Brasileirão 2019, o Fortaleza fará sua estreia na Sul-Americana diante do tradicional Independiente, da Argentina. O Goiás pegará o Sol de América, do Paraguai, e o Bahia enfrentará o Nacional, do Paraguai.

A competição começa na primeira semana de fevereiro e a final está marcada para o dia 7 de novembro, mais uma vez em jogo único, desta vez a ser realizado no Estádio Olímpico de Córdoba, na Argentina. Ao todo, 54 equipes participarão do torneio.

Últimas do seu time