Na conquista do título de 2005, Tricolor eliminou o Verdão nas oitavas de final. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Na conquista do título de 2005, Tricolor eliminou o Verdão nas oitavas de final. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

São Paulo e Palmeiras se enfrentarão nas quartas de final da Taça Libertadores da América. Após despacharem Racing e Universidad Católica, os rivais farão o Choque-Rei pela nona vez na história da competição.

Para o Verdão, cabe bater um tabu, já que a equipe do Allianz Parque nunca venceu o rival em jogos válidos pelo torneio sul-americano. Em oito confrontos, são seis vitórias são-paulinas e dois empates.

No lado Tricolor, além de manter a longa escrita favorável, o time do Morumbi tem um dado histórico a seu favor: além de nunca ter perdido para o Palmeiras na Libertadores e de ter eliminado o rival nas quatro edições em que o enfrentou, sempre que o São Paulo cruzou com o Verdão no torneio, acabou chegando até a final.

A primeira vez que o São Paulo pegou o Palmeiras na Libertadores foi em 1974, vencendo dois confrontos pela primeira fase do torneio. O Tricolor avançou e chegou até a grande final, quando acabou derrotado pelo Independiente, da Argentina.

O Choque-Rei voltou a acontecer na Libertadores de 94, quando mais uma vez os são-paulinos, comandados por Telê Santana, bateram os alviverdes, treinados por Luxemburgo. Após despachar o rival nas oitavas de final, o Tricolor avançou até a final, quando foi derrotado pelo Vélez Sarsfield, na época dirigido pelo histórico Carlos Bianchi.

Em 2005, novo confronto entre os rivais e mais uma vez Tricolor venceu e chegando até a decisão: O São Paulo de Paulo Autuori venceu o Palmeiras nos dois confrontos das oitavas de final 1 a 0 na ida e 2 a 1 na volta), eliminaram o rival, seguiram na competição e sagraram-se campeão na grande final diante do Atlético-PR.

Um ano depois, novo encontro. Com empate em 1 a 1 na ida e vitória por 2 a 1 na volta, o São Paulo de Muricy Ramalho eliminou o Palmeiras de novo nas oitavas e seguiu na competição até a final. Na grande decisão, a equipe do Morumbi acabou derrotada pelo Internacional, de Abel Braga e Fernandão.

Últimas do seu time