Saudade: Há um ano morria Miguel de Oliveira, um dos grandes boxeadores brasileiros
Saudade: Há um ano morria Miguel de Oliveira, um dos grandes boxeadores brasileiros
Por Marcos Júnior Micheletti - 15/10/2022 10:00
Há exatamente um ano, em 15 de outubro de 2021, após travar uma árdua batalha contra um câncer no pâncreas, morria um dos principais nomes do boxe brasileiro, Miguel de Oliveira, que estava com 74 anos.
Coincidentemente, o mês de outubro ficará marcado por luto no pugilismo brasileiro, uma vez que no último dia 2 morreu Eder Jofre , este aos 86 anos.
Miguel de Oliveira, paulista da cidade de São Manuel, onde nasceu em 30 de setembro de 1947, foi campeão mundial na categoria médios-ligeiros em 1975. Antes, havia disputado por dois anos consecutivos o título mundial de boxe, em 1973 e 1974, perdendo nas duas vezes no Principado de Mônaco para o espanhol José Duran, então campeão europeu.
Também campeão brasileiro de boxe em 1970, com um cartel de 56 lutas, Miguel de Oliveira venceu 50 combates, sendo 25 por nocaute. Perdeu cinco confrontos e empatou um deles.
Formado em Educação Física, Miguel de Oliveira mantinha uma rotina invejável de atividade, com natação, musculação e corrida, atividades que somente foram interrompidas quando a enfemidade se agravou.