Eder Traskini
Do UOL, em Santos
O ano era 2014, e o Santos, como virou costuma na época, chegava a mais uma final de Campeonato Paulista. O adversário era o surpreendente Ituano, e o resultado dessa história é uma velha e dolorida lembrança para o torcedor alvinegro. Nos pênaltis, o Peixe deixou escapar o título do estadual.
De lá para cá, o confronto com o Ituano nunca mais foi o mesmo. Os times voltam a se encontrar na noite deste domingo, às 19h, no estádio Novelli Junior, em Itu, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. O Santos tentará manter a escrita de nunca mais ter sido derrotado pela equipe do interior, colocando à prova seu aproveitamento de 100% neste início de torneio.
Desde o 1 a 0 sofrido na partida de ida da final daquele ano, o Peixe emplacou três vitórias consecutivas sobre o Ituano: devolveu o 1 a 0 no jogo de volta, quando acabou derrotado nos pênaltis, fez 3 a 0 em 2015 e venceu por 2 a 1 em 2016. Nos últimos dois anos, dois empates: 0 a 0 em 2017 e 1 a 1 no ano passado.
Para o duelo, o Santos deve ter a volta de Yeferso Soteldo na equipe titular. O venezuelano foi poupado da última partida, mas seu substituto, Arthur Gomes, não convenceu. Já o meia Diego Pituca, que cumpriu suspensão no triunfo sobre o Bragantino, tem seu lugar na equipe ameaçado. O Peixe mudou o esquema e atuou com três zagueiros, com Felipe Aguilar herdando a vaga do meio-campista, e o time foi bem. Assim, se o técnico Jorge Sampaoli optar pela manutenção do sistema, o canhoto pode iniciar o jogo no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
ITUANO X SANTOS
Data: 3 de fevereiro de 2019 (domingo)
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Roberto Andrini Nogueira
ITUANO: Pegorari, Jonas, Léo Santos, Ricardo Silva e Peri; Baralhas, Marcos Serrato e Bassani; Claudinho, Martinelli e Alemão. Técnico: Vinicius Bergantin.
SANTOS: Vanderlei; Luiz Felipe, Aguilar (Diego Pituca) e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Alison, Carlos Sánchez, Copete (Diego Pituca) e Jean Mota; Soteldo e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli
(Foto: Ricardo Saibun/Santos FC - retirada do UOL)
Memória: em 1971, Santos abriu 3 a 0, mas Timão buscou o empate
20/06/2019Santos x Corinthians na Vila mostra força de Sampaoli perante diretoria
11/06/2019Volante do Santos elogia Abel, mas estabelece diferença de Jorge Sampaoli
10/05/2019Santos pode perder até seis promessas das categorias de base
07/05/2019Revelação do Ituano no Paulista pode vestir camisa de gigante da Inglaterra
12/03/2019