O próximo compromisso do Santos no torneio será contra o Palmeiras

O próximo compromisso do Santos no torneio será contra o Palmeiras

Do UOL, em São Paulo (SP)

O Santos mostrou superioridade do início ao fim e venceu o Vasco por 3 a 0 na tarde de hoje, no Pacaembu, em jogo marcado pela atuação desastrosa da zaga vascaína e do goleiro Sidão. Os gols saíram pelos pés Diego Pituca, Rodrygo e Soteldo.

Com o resultado, o time da Vila Belmiro salta para a segunda posição do Campeonato Brasileiro, com dez pontos, atrás do Palmeiras apenas pelo saldo de gols. E a história poderia ter sido diferente, já que o Santos muitas chances - só Carlos Sánchez desperdiçou mais de cinco oportunidades. Já o Vasco é o lanterna, com apenas um ponto marcado. O jogo também foi a despedida do interino Marcos Valadares - Luxemburgo assume o comando amanhã.

O próximo compromisso do Santos no torneio será contra o Palmeiras, no próximo sábado (18), também no Pacaembu. Vale a liderança. Antes, na quarta (15), às 19h15 (de Brasília), o time de Sampaoli abre as oitavas de final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG no Independência. Já o Vasco, eliminado justamente pelo Santos da competição, terá a semana livre para treinar e se preparar para enfrentar o Avaí no próximo domingo (19), pela quinta rodada do Brasileiro.
O melhor: Rodrygo

O menino da Vila deu trabalho para Sidão desde o primeiro minuto. Com velocidade e intensidade, participou de todos os lances de perigo do Santos, seja construindo jogadas, driblando marcadores ou finalizando. Deu assistência para Pituca, foi coroado com um golaço e poderia ter feito mais, mas Pikachu conseguiu tirar uma bola endereçada em cima da linha.
O pior: Sidão

O goleiro teve uma atuação constrangedora no Pacaembu. Os problemas para sair jogando com os pés, que o atormentam desde os tempos de São Paulo, voltaram a aparecer: primeiro tentou sair jogando e mandou uma bola para a lateral, depois errou o passe e entregou a bola para o gol de Pituca e ainda se complicou em outros momentos, a ponto da torcida do Santos gritar seu nome e comemorar quando a bola era recuada para ele. E no segundo tempo, continuou se atrapalhando, e quando o time perdia por 3 a 0, deu um lençol em Soteldo.
Festival de chances perdidas por Sánchez

Carlos Sánchez teve ao menos cinco oportunidades de deixar sua marca na vitória sobre o Vasco, mas não aproveitou nenhuma. Bateu para fora, carimbou a trave, parou em Sidão, viu zagueiro tirar em cima da linha... mesmo assim, fez uma grande partida e foi fundamental na construção das jogadas.
Domínio 100% santista

No início do jogo, o Santos errou mais passes do que de costume, mas logo conseguiu controlar o ritmo. Ao notar a falta de entrosamento entre os defensores do Vasco, Sampaoli adiantou seus jogadores para pressionar a saída de bola e o time passou a empilhar chances. Os dois gols saíram de falhas defensivas, e o time poderia ter ampliado ainda no primeiro tempo, mas Carlos Sánchez e Veríssimo desperdiçaram as chances.
Vasco não se acerta na defesa

Jogando com três zagueiros, esquema ao qual não está habituado, o Vasco mostrou desorganização e muita dificuldade para travar os ataques rápidos do Santos. Ainda no primeiro tempo, tentou trocar passes para frear o ritmo adversário, mas sofreu com a marcação alta do Santos e com os erros de passe - sem falar nas trapalhadas de Sidão, que abriram margem para os atacantes santistas se inspirarem a finalizar mais.
Pituca encobre Sidão e abre o placar

O jogo começou equilibrado e o Vasco quase abriu o placar com Máxi López, mas Vanderlei fez a defesa. Mas logo a ilusão de equilíbrio passou e o Santos assumiu o controle, tanto é que o goleiro santista só voltou a trabalhar no final do segundo tempo. Jogando melhor, o time da Vila Belmiro abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, Sidão tentou sair jogando, mas errou feio e entregou a bola para Rodrygo, que só ajeitou para Pituca fazer um golaço de cobertura.
VAR anula gol de Maxi López, e Rodrygo amplia

No ataque, o Vasco buscava chegar ao gol por meio de lançamentos longos para Rossi e Yago Pikachu, que cruzavam para Máxi López. Logo depois do gol de Pituca, Pikachu tabelou com Marrony e soltou para o capitão finalizar na área. Ele marcou, mas após revisão do VAR, o juiz anulou o lance por impedimento. Dez minutos depois, em outro erro na saída de bola do Vasco, Rodrygo pegou a bola, passou pelos marcadores, invadiu a área e marcou outro golaço no contrapé do goleiro. E mesmo em vantagem, o Santos seguiu martelando.
Valadares mexe, e Vasco volta melhor

Para o segundo tempo, Valadares sacou Raul e Luiz Gustavo - campeão dos erros de passe - para as entradas de Bruno César e Andrey. Com mais jogadores no meio-campo, o time ficou mais com a bola e criou chances, mas a zaga do Santos estava ligada - as melhores chances foram na bola parada. Porém, ao se lançar ao ataque, o Vasco também ficou mais exposto. Sidão continuou errando, e se Sánchez estava com o pé descalibrado, não se pode dizer o mesmo de Soteldo. Aos 27 do segundo tempo, aproveitou tabela entre Sánchez e Rodrygo, recebeu e marcou.
Danilo Barcelos é expulso no fim

O que está ruim, pode piorar... aos 41 do segundo tempo, o lateral Danilo Barcelos fez falta dura em Jean Mota, acabou expulso e cumprirá suspensão contra o Avaí.
"Pofexô" viu tudo de perto

Anunciado como novo técnico do Vasco no meio da semana, Vanderlei Luxemburgo ainda não assumiu o comando do time, que se despediu do interino Marcos Valadares na tarde de hoje. O novo comandante assistiu à partida de um camarote do Pacaembu ao lado do presidente do clube, Alexandre Campello.

Foto: (via UOL)

Últimas do seu time