Brasileiro foi campeão do mundo em 1958, jogou uma Copa do Mundo pela Itália e marcou época no futebol da Terra da Bota

Brasileiro foi campeão do mundo em 1958, jogou uma Copa do Mundo pela Itália e marcou época no futebol da Terra da Bota

Há 77 anos, nascia em Piracicaba, José João Altafini, o Mazzola, um dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro e mundial. Campeão do mundo pela seleção brasileira em 1958, fez história no futebol italiano. Ganhou o apelido de Mazzola por conta de sua semelhança com o jogador italiano Valentino Mazzola, uma das maiores estrelas do futebol mundial na década de 40, e que morreu precocemente no acidente aéreo conhecido como Tragédia de Superga.

Valentino Mazzola (esquerda) e Altafini Mazzola (direita)

Com ótimas passagens por Napoli e Juventus, o brasileiro viveu seu auge atuando pelo Milan, clube onde conquistou dois Campeonatos Italianos, uma Liga dos Campeões da Europa (então conhecida como Copa dos Clubes Campeões Europeus), tornou-se o quarto mais artilheiro da história do clube e manteve por 51 anos o recorde de gols marcados em uma só edição da Liga dos Campeões da Europa (ultrapassado por Cristiano Ronaldo em 2014).

Pela Canarinho e pela Azzurra

Mazzola foi também o segundo brasileiro a defender uma seleção estrangeira em Copas do Mundo, ao jogar o Mundial de 1962 pela Itália. A decisão foi a alternativa que o ex-atacante encontrou para disputar a competição, já que na época não eram convocados para a seleção brasileira jogadores que atuavam fora do país.

Desde a década de 80, Mazzola atua como comentarista esportivo na Itália, tendo trabalhado nas emissoras TMC, TELE +, Sky Sport, Rai Sport e Gazzetta TV. O ítalo-brasileiro emprestou sua voz para os comentários do famoso jogo Pro Evolution Soccer, em 2009, 2010 e 2011. Além disso, dublou também o personagem Luiz, na versão italiana do filme Rio (2011).

Mazzola dublou o personagem Luiz na versão italiana do filme Rio

Clique aqui e confira a galeria de fotos da carreira de Mazzola e sua página na seção "Que Fim Levou" do portal Terceiro Tempo.

Últimas do seu time