Restando uma semana para o inÃcio do Rally dos Sertões, em Goiânia, o Portal Terceiro Tempo inicia a partir desta quinta-feira (18) uma série de boletins diários da prova, considerada a segunda competição mais difÃcil do gênero, atrás apenas do Dakar.
O Portal Terceiro Tempo estará em Goiânia na próxima semana, acompanhando os preparativos, inclusive o Prólogo, um dia antes da largada, a convite da organização do evento, a cargo da Dunas Race, responsável pelo Rally dos Sertões desde 1996.
Na matéria de hoje, selecionamos uma entrevista que fizemos com o Dr. Clemar Corrêa,, com uma larga experiência no Sertões, como chefe da equipe médica há 20 anos.
Neurogirurgião, especializado em traumas esportivos, ele vai comandar na edição de 2013 o trabalho de 20 profissionais da área de saúde, sendo seis deles em dois helicópteros e outros 14 distribuÃdos ao longo do trajeto. Bem humorado, Dr. Clemar falou sobre os principais medicamentos solicitados pelos pilotos ao longo dos dez dias do Sertões, a logÃstica envolvida entre o corpo médico e a direção técnica da prova e um problema comum nesse tipo de competição, que você pode conferir clicando no botão ao lado.
O Prólogo acontece na próxima quinta-feira (23) em Goiânia, onde no dia seguinte será dada a largada, desde a capital goiana até Pirenópolis (GO).
Pilotos, divididos em quatro categorias (carros, caminhões, motos e UTVs) percorrerão 4.115 km passando por oito cidades, entre Goiás e Tocantins. A chegada, no dia 03 de agosto, será em Goiânia.
Foto: Marcos Júnior/Portal TT
Competidores terão de enfrentar 4.115 km, passando por oito cidades, entre Goiás e Tocantins.
Foto: Ricardo Leizer/Fotoarena
Todas etapas do Rally dos Sertões 2013 (comentadas pela direção técnica da prova):
1ª etapa: 25/07, quinta-feira
Goiânia (GO)
PRÓLOGO
2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km
"É uma especial bastante curta, especÃfica para o ajuste dos equipamentos dos competidores nesta primeira etapa. É um caminho que começa sinuoso com muitos mata-burros, lombas e deps, seguindo por um trecho mais rápido e com travessias de riachos. A prova entra em uma parte mais travada com muitas descidas e subidas Ãngremes, chegando a uma zona de trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média velocidade, seguindo assim até o final."
3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km
"O rali começa para valer. Após um rápido deslocamento, a especial começa com estradas mais travadas de fazendas, seguindo por trechos de velocidade média mesclando com algumas trilhas de visual incrÃvel por cristas e serras. A prova entra em uma região de canaviais onde a velocidade aumentará muito e com um piso extremamente favorável a isso. Depois de um deslocamento por asfalto e um abastecimento para motos, quadriciclos e UTVs, a prova volta a ficar travada e assim segue até o fim".
4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km
"É uma etapa de quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom com velocidades variando de média a alta, alternando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entramos em um trecho com longas retas, mas onde o piso não ajuda muito. A especial começa a ficar travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas, seguindo assim até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Na última parte a prova fica travada, entrando nos 20 quilômetros finais com retas maiores com muitas deps e erosões."
5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km
"Mais um dia completo. A especial começa por estradas menores com muitas erosões e deps em uma região montanhosa. Depois segue por um pequeno trecho de trial, e logo à frente começam estradas de piso bom e sinuoso, seguindo por partes de alta velocidade até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Depois disso a especial volta a ter trechos bem travados e segue por vários quilômetros alternando estradas de pedra, areia e muita piçarra. No trecho final, ela fica bem rápida e sinuosa."
6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km
"Esta é a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas com um piso predominantemente de piçarra e cascalho, seguindo por trechos de alta com longas retas. Teremos um pequeno trecho de areia até o abastecimento para os competidores CBM/FIM, e a prova continua rápida quebrando o ritmo por duas vezes, entrando em estradas menores e bastante sinuosas. No último quarto da especial, a prova volta a ficar rápida com um piso bom muito bom, até uma descida de serra, que encerra o trecho."
7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km
"Temos o dia mais longo do rali e uma das maiores especiais da história do Sertões. Ela é completÃssima, com todos os tipos de terreno, iniciando com estradas de média velocidade com muitas erosões e deps, seguindo por trechos mais travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios e riachos serão uma constante nesta etapa fantástica. Seguiremos por estradas de cascalho com longas retas até entrarmos definitivamente nas areias do Jalapão. Teremos dois abastecimentos para motos, quadriciclos e UTVs e um abastecimento para os carros. A prova volta a ficar travada com um pequeno trecho de trial, seguindo sinuosa e com um piso melhor até o fim."
8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km
"Depois de um longo deslocamento inicial, teremos mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores e bem sinuosas, com muitas deps, lombas, riachos e pedras. Fica rápida novamente até o abastecimento dos competidores CBM/FIM. O piso continua rápido até chegarmos a uma região montanhosa com subidas muito Ãngremes, trechos de trial, visuais incrÃveis e uma longa descida de serra. O último trecho é bem travado, com várias pontes de toras, deps, trilhas e pedras até o final."
9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km
"Mais um dia para ficar na memória de todos os participantes, porque vai ser mais um estágio completÃssimo. Começa com uma subida de serra sinuosa com deps e lombas, atravessando uma zona de garimpo e seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com trilhas e caminhos menores, passando por estradas de fazenda, direcionando para a última parte da prova com velocidades mais altas, mas com muitas lombas até o fim."
10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
"Após oito etapas durÃssimas, chegou a hora de desacelerarmos um pouco. A especial começa rápida por canaviais com piso extremamente bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra com visuais fantásticos e retornando para estradas de fazenda com muitas deps e pedras até o final da especial".
Acesse o site do Colégio Renovação clicando no logo abaixo, e conheça as unidades de São
Paulo (Jardim da Saúde) e de Indaiatuba:
Clique abaixo, no logo Bella Macchina, e veja mais informações de automobilismo
Imagem: Silvio Luiz (@CowboySL)
Twitter
Facebook
Marcos Júnior Micheletti
E-mail:
marcos@terceirotempo.com.br
Felipe Massa é anunciado pela Williams para 2017
16/01/2017Pirelli lança seu calendário 2016
22/03/2016F1: Mercedes começa a temporada com dobradinha na Austrália. Alonso bate e capota
20/03/2016F1: Hamilton conquista primeira pole do ano, na Austrália. Massa parte em 6º
19/03/2016Nome de Ayrton Senna se perpetua em parceria com a TAG Heuer
03/12/2015