Piloto de desenvolvimento da Haas falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo. Foto: Haas/Divulgação

Piloto de desenvolvimento da Haas falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo. Foto: Haas/Divulgação

Em seu primeiro ano como piloto de desenvolvimento da equipe norte-americana Haas na Fórmula 1, o brasileiro Pietro Fittipaldi falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo no autódromo paulistano de Interlagos, palco do GP do Brasil de F1, penúltima etapa do Mundial, que acontece no próximo domingo (17) com largada às 14h10 (de Brasília).

O piloto de 23 anos, que neste ano também disputou o DTM (Campeonato de Turismo Alemão) e terminou a temporada em 15º lugar, enfatizou sobre seu principal objetivo no automobilismo, que é o de renovar contrato com a Haas para seguir como piloto de desenvolvimento e estar no grid da F1 na temporada de 2021.

A Haas, que compete com unidade de potência da Ferrari, manterá sua dupla de pilotos (o dinamarquês Kevin Magnussen e o francês Romain Grosjean) por mais uma temporada, e Pietro está em negociações para seguir no time para o próximo ano, testando no simulador e em testes de pista, visando estar no grid em 2021, ano que será marcado pelo novo regulamento da categoria, com significativas mudanças na aerodinâmica, sobretudo.

Pietro estará neste sábado acompanhando dos boxes da Haas ao último treino livre e também a classificação, bem como o GP no domingo.

BALANÇO DE 2019

"Foi um ano muito bom, foi o primeiro ano em que eu trabalhei direto com uma equipe de Fórmula 1, com a Haas, eu fiz vários dias de testes, comecei no final de 2018 o trabalho em Abu Dhabi e depois, no começo de 2019, eu treinei com o carro na pré-temporada em Barcelona, no Bahrein e Barcelona novamente, então foi um ano muito bom, tenho feito todo o trabalho de simulador com a equipe, são duas ou três vezes por semana no simulador e agora no final do ano eu passei a fazer o trabalho em conjunto com a equipe, eu no simulador, testando coisas no acerto do carro para o final de semana da corrida."

Pietro com o carro da Haas em fevereiro deste ano, na pré-temporada da F1 em Barcelona. Foto: Victor Eleutério/RF1/Divulgação

OBJETIVOS

"O meu trabalho com a Haas termina neste ano, mas eu gostaria muito de continuar em 2020 como piloto de testes, então nós estamos conversando com a equipe, negociando, e acho que em algumas semanas nós estaremos com tudo definido. Eu quero manter um pé dentro da Fórmula 1 e dentro da equipe também, e em 2021 a minha meta é estar correndo na F1, podendo representar o Brasil."

REGULAMENTO DA F1 PARA 2021

"Eu acho muito bom, principalmente para as equipes menores, como a Haas. Essa redução de custos eu acho que vai ajudar, embora as equipes com as montadoras, como a Ferrari e a Mercedes ainda terão alguma vantagem, mas acho que vai ajudar os times menores. Na parte aerodinâmica do carro eu acho que só saberemos mesmo como funciona quando o carro estiver na pista correndo, ainda é difícil saber, mas acho que teremos corridas mais emocionantes com os carros podendo chegar mais próximos uns dos outros."

Linhas apresentadas pela FIA para os novos da F1 que estarão nas pistas a partir da temporada de 2021. Foto: Divulgação

DIFICULDADE DOS CARROS ATUAIS

"Perde-se muito o grip do carro. Eu estava treinando em Barcelona (com o carro da Haas), fazendo um stint de corrida, mais longo, e o Bottas (Mercedes) estava fazendo a mesma coisa, mas com pneus mais velhos, então eu consegui acompanhá-lo e estava até um pouco mais rápido, e em Barcelona tem muitas curvas rápidas, então eu chegava nele mas em um certo ponto você perde muito a aderência na dianteira, por isso você precisa estar com uma vantagem de 5 a 7 décimos em relação ao carro da frente, porque se você estiver virando o mesmo tempo é muito difícil, porque para ultrapassar você começa a esquentar demais os pneus e perde rendimento. Você chega, esquenta os pneus e vira uma bola de neve."

PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA O GP DO BRASIL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sábado, 16 
Treino Livre 3   12:00 – 13:00
Classificação – 15:00 – 16:00

Domingo, 17 
Largada para a prova (71 voltas) – 14:10   





  


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

 

 

 

 

 

 

Últimas do seu time