Surpreender a todos é comum para Mauro Vinícius da Silva, o Duda, brasileiro que ganhou as manchetes no final de semana ao saltar 8,28 m e se sagrar bicampeão mundial de atletismo indoor, em Sopot, na Polônia.
O sorriso no rosto, a humildade e a expressão serena ao dar entrevista ao canal SporTV logo depois de conquistar o ouro é a prova de que nenhum grande resultado oriundo do esforço é visto como surpresa para aquele que batalha, mas sim como reconhecimento da força de vontade, foco e trabalho duro.
Duda é mais um atleta definido pela superação pessoal.
A consagração veio neste final de semana ao se tornar o primeiro brasileiro bicampeão mundial no salto em distância. Mas a batalha vem desde sempre...
Sempre porque antes mesmo de decidir se dedicar ao atletismo, antes mesmo de andar, de falar, de comer, Duda precisou ser campeão na luta pela vida. Ele nasceu prematuro, um dia após o Natal de 1986, em Presidente Prudente (interior de São Paulo), e os médicos não davam esperança à família. O bebê não passaria dos três meses de vida. Passou. Quase três décadas de vida e aos 27 anos ele é o nosso Duda, o Duda do Brasil.
Mauro por causa do pai e Duda por causa da avó, mas é atleta por causa do esforço, da determinação.
Que ele era bom nós sabíamos desde 2012, quando veio o primeiro ouro, em Istambul, na Turquia.
Além dos dois títulos mundiais, o currículo de Duda tem o 1º lugar no Troféu Brasil (2010); 2º no GP do Rio de Janeiro e no Troféu Brasil (2008) e 3º no Campeonato Ibero-americano (2010). Nos Jogos Olímpicos de Londres ele foi sétimo colocado.
O currículo do brasileiro vai além do atletismo.
Até os 16 anos ele queria ser jogador de futebol, mas desistiu. Trabalhou como porteiro, empacotador de supermercado e até entregador.
Apesar de ter virado manchete no final de semana, não é fácil achar informações mais profundas sobre o cotidiano atleta de Presidente Prudente, que treina em São José do Rio Preto, também interior de São Paulo. Apesar disso, no site do Comitê Olímpico Brasileiro, um mini currículo de Duda traz a informação de que ele é primo do cantor Thiaguinho...
A batalha na vida e no esporte o tornou forte e maduro. Mauro, Duda, não chorou em sua entrevista após a vitória. Ele ressaltou o trabalho pesado e definiu um atleta campeão. “Não existe campeão sem muito treino e dedicação. Trabalhamos até em excesso e acho que foi por isso que tive lesões. No começo era apenas um shorts e uma camiseta. Hoje o salto foi perfeito, perfeito”.
No Twitter: @karla_torralba
Foto: UOL
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
22/07/2019Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
21/07/2019São Paulo já estuda melhorias no criticado sistema de iluminação do Morumbi
15/07/2019São Paulo vê revelações da base prontas para exercer nova função no time
11/07/2019Raniel vira décimo camisa 9 do SPFC desde 2016 e tenta suprir falta de gols
06/07/2019