Timão é hoje o sexto colocado, com 34 pontos somados no Brasileiro. Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Timão é hoje o sexto colocado, com 34 pontos somados no Brasileiro. Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Corinthians pode, pela primeira vez em 2021, entrar no G4 do Campeonato Brasileiro. Se vencer o Bahia nesta terça-feira (5), na Neo Química Arena, em jogo válido pela 24ª rodada da competição, e contar com tropeços de RB Bragantino e Fortaleza, o Timão pode subir duas posições, ganhar o quarto lugar na tabela, e com isso tornar o sonho de conseguir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores mais real.

Hoje, o Timão ainda tem chances reduzidas de obter uma vaga direta na competição continental. Sexto colocado com 34 pontos, o time do técnico Sylvinho tem 20% de chances de se garantir na Libertadores via G4, segundo dados do matemático Tristão Garcia, do site Infobola. Desse modo, o Corinthians é o sétimo clube na disputa pela vaga.

A frente do clube do Parque São Jorge estão o Internacional, que embora esteja uma posição atrás na tabela, tem um jogo a menos e com isso soma 21% de chances de G4; Red Bull Bragantino (22% de chances); e Fortaleza (38%).

Três das quatro vagas do G4 parecem estar preenchidas: Atlético-MG (99%), Flamengo (87%) e Palmeiras (71%) dificilmente ficarão fora do grupo dos quatro primeiros colocados do Brasileirão.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, para conseguir uma vaga na Libertadores, as equipes do Brasileirão precisam alcançar em média 63 pontos.

Em ascensão no campeonato, o Timão tem grandes chances de conseguir vaga ao menos na pré-Libertadores. Isso porque, além do quinto e do sexto colocados da competição, que se garantem na fase preliminar do torneio, há grandes chances de o Brasileiro transformar o G6 em G9 – com finais 100% brasileiras nas Libertadores e na Copa Sul-Americana, novas vagas serão abertas no campeonato nacional.

Últimas do seu time