Futebol brasileiro terá nove representantes na Libertadores 2022. Foto: Divulgação

Futebol brasileiro terá nove representantes na Libertadores 2022. Foto: Divulgação

Com as finais da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana 100% formadas por clubes brasileiros, muda-se o número de vagas para a próxima edição da Liberta. Com o título das duas competições já garantido, o país terá nove times classificados para a competição continental em 2022.

Atualmente, seis clubes do Brasileirão conseguem vaga para a Libertadores. Com a final da Copa formada por Palmeiras e Flamengo (segundo e terceiro colocados do Brasileiro respectivamente atualmente), o G6 tem grandes chances de se transformar em G7, basta que o campeão da Libertadores mantenha-se entre os seis primeiros colocados da competição nacional.

O mesmo pode acontecer com o vencedor da Copa Sul-Americana: caso o vencedor do duelo entre Red Bull Bragantino e Athletico-PR encerre o Brasileiro entre os sete primeiros colocados, o possível G7 se torna G8.

Mas não para por aí: o Brasil tem mais uma vaga garantida na próxima Libertadores, e é dada ao campeão da Copa do Brasil. A competição mata-mata está em sua fase semifinal, que será disputada entre Athletico-PR e Flamengo, Fortaleza e Atlético-MG. Desses, apenas o Furacão não está no G6 do Brasileirão. Caso o campeão da Copa do Brasil termine o Brasileiro entre os seis primeiros colocados, o possível G8 se torna G9.

Com isso, em 2022, o Brasil baterá seu recorde de representantes na Libertadores. Até então, o Brasil nunca teve mais do que oito equipes classificadas para a principal competição continental.

Últimas do seu time