O saudoso piloto brasileiro foi o astro da campanha publicitária do carro que tentou competir com o Opala

O saudoso piloto brasileiro foi o astro da campanha publicitária do carro que tentou competir com o Opala

Na semana do 43º GP do Brasil de Fórmula 1, que acontece no próximo domingo, 9, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, a coluna "Piloto-propaganda" faz uma homenagem justamente ao piloto que dá nome ao circuito paulistano.

José Carlos Pace, que morreu em um acidente aéreo na cidade de Mairiporã-SP, na Serra da Cantareira, em 18 de março de 1977, aos 32 anos, foi a estrela do comercial do Ford Maverick em 1974, um ano após a montadora lançar o modelo que tentou competir com o Chevrolet Opala pela mesma faixa de mercado.

A disputa pelas vendas foi muito mais favorável ao Opala, produzido no Brasil entre 1968 e 1992, enquanto o Maverick foi comercializado entre 1973 e 1979. Nas pistas brasileiras o Maverick viveu seus momentos de sucesso, como carro mais vitorioso pelo Campeonato Brasileiro de Turismo, provas de endurance e Divisão 3.

A partir de 1979, o Opala reinou absoluto nas provas de turismo pelo Brasil, com a criação da Stock Car, tendo sido o primeiro modelo utilizado na categoria, depois substituído pelo Ômega e Astra.

José Carlos Pace, que também participou de campanhas publicitárias da Brahma, Martini e Goodyear, aparece no comercial do Ford Maverick andando pelo já complicado trânsito paulistano em 1974 até chegar ao portão 3 do autódromo que foi batizado com seu nome, onde ele venceu sua única corrida, em 1975, com Brabham-Ford.

Foto: Reprodução

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOSÉ CARLOS PACE NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time