Com um dos 21 troféus conquistados pela equipe na temporada deste ano, em 22 GPs disputados. Foto: Oracle Red Bull Racing

Com um dos 21 troféus conquistados pela equipe na temporada deste ano, em 22 GPs disputados. Foto: Oracle Red Bull Racing

O britânico Adrian Newey, atual projetista da Red Bull na Fórmula 1, está completando 65 anos nesta segunda-feira, dia 26 de dezembro.
 
Engenheiro responsável por diversos carros vencedores na categoria máxima do automobilismo desde a década de 90, Newey, que nasceu na cidade inglesa de Stratford-up-Avon, ao sul de Birmingham, especializou-se em aeronáutica e astronáutica pela Universidade de Sothhampton, e seu conhecimento em aerodinâmica o aproximou da Fórmula 1, onde trabalhou ao lado do já renomado projetista Harvey Postlethwaite e do brasileiro Ricardo Divila na equipe Fittipaldi, em 1980.
 
Recém-formado, Newey levou seu currículo e foi contratado imediatamente por Ricardo Divila, que ficou impressionado com o conhecimento do jovem, após uma rápida conversa.
 
A equipe brasileira, conduzida por Wilsinho e Emerson Fittipaldi, que também era piloto da escuderia, enfrentava dificuldades após a saída de seu principal patrocinador, a Copersucar, e não conseguiu fechar um acordo para correr com um motores turbo, na ocasião mais competitivos que os aspirados, como o Ford-Cosworth DFV utilizados pelo time. A dupla de pilotos era Emerson Fittipaldi e Keke Rosberg, que totalizou 11 pontos (seis de Rosberg e cinco de Emerson), posicionando a equipe em oitavo lugar, à frente da McLaren e da Ferrari.
 
Newey ajudou no desenvolvimento do projeto do F10, principalmente na parte aerodinâmica, nos testes de túnel de vento, uma de suas especialidades.
 
Mas o projeto do F10 não foi desenvolvido, uma vez que a equipe Fittipaldi acabou fechando em 1982
 
Em 1981, paralelamente à atividade junto aos irmãos Fittipaldi, Newey trabalhou na Fórmula 2, pela equipe March, transferindo-se depois para os Estados Unidos, conduzindo os trabalhos da própria March na Fórmula Indy.
 
Projetou o chassi 85C da March, vencedor do campeonato da Indy em 1985, guiado por Al Unser e voltou a ter um ótimo resultado no ano seguinte, também pela March, com a vitória de Bobby Rahal nas 500 Milhas de Indianápolis.
 
Mas Adrian Newey, apesar do sucesso nos Estados Unidos, encontraria um campo maior de trabalho junto aos times da Fórmula 1, principalmente por seu profundo conhecimento em aerodinâmica, muito mais refinada dos que na Indy.
 
De volta à Europa, Newey engatou uma série de sucessos, desde os bons carros da March (depois chamada Leyton House) entre 1988 e 1989.
 
O passo seguinte foi dado rumo à uma das principais equipes do começo dos anos 90, a Williams, tendo sido responsável pelos carros vencedores de Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996) e Jacques Villeneuve (1997). Nesse período, também foi responsável pelo projeto da Williams com a qual Ayrton Senna morreu durante o GP de San Marino, em Imola, em 1º de maio de 1994.
 
O bicampeonato de Mika Hakkinen pela McLaren (1998/1999) também foi fruto do modelo que Newey projetou.
 
Em novembro de 2005 foi anunciado para comandar os trabalhos de engenharia da Red Bull na Fórmula 1, logo após a aquisição da divisão da Jaguar na Fórmula 1.
 
Desde então, a Red Bull acumula três títulos de pilotos e construtores, todos com Sebastian Vettel, entre 2010 e 2012, o que coloca Newey entre os mais geniais nomes criativos da Fórmula 1, ao lado de Colin Chapman, Gordon Murray e John Barnard, entre outros.
 
Em novembro de 2017, ao lançar o livro "Como Construir um Carro", trouxe o assunto da morte de Ayrton Senna de volta, ao declarar que se sentia responsável, embora não culpado, pela morte do brasileiro, por ter errado no projeto da Williams FW16 com a qual o brasileiro sofreu seu acidente fatal.
 
Trabalhando na Red Bull, projetou os carros vencedores de Sebastian Vettel nas quatro conquistas de título do alemão, consecutivamente entre 2010 e 2013 e nos modelos de Max Verstappen entre 2021 e 2023, que levaram o holandês ao tricampeonato consecutivo.
 
Aliás, o domínio da Red Bull foi impressionante na temporada recém concluída, com 21 vitórias entre os 22 GPs disputados. 
Vettel guia a Red Bull RB8 (motor Renault) durante o GP de Cingapura de 2012, ano do tricapeonato do piloto e da equipe, capitaneada por Adrian Newey nos projetos. Foto: UOL

Vettel guia a Red Bull RB8 (motor Renault) durante o GP de Cingapura de 2012, ano do tricapeonato do piloto e da equipe, capitaneada por Adrian Newey nos projetos. Foto: UOL


No GP do Canadá de 2011, a Red Bull-Renault RB7 de Sebatian Vettel. Carro praticamente imbatível projetado por Adrian Newey, que deu o bicampeonato ao piloto alemão e a equipe. Foto: UOL

No GP do Canadá de 2011, a Red Bull-Renault RB7 de Sebatian Vettel. Carro praticamente imbatível projetado por Adrian Newey, que deu o bicampeonato ao piloto alemão e a equipe. Foto: UOL


Red Bull RB6 em 2010 com Sebastian Vettel ao volante no contorno da Curva Lowes, em Mônaco. Primeiro título do alemão na F1 e da Red Bull como construtores. Foto: UOL

Red Bull RB6 em 2010 com Sebastian Vettel ao volante no contorno da Curva Lowes, em Mônaco. Primeiro título do alemão na F1 e da Red Bull como construtores. Foto: UOL


O RB5-Renault guiado por Sebastian Vettel, que chegou ao vice-campeonato em 2009. A Red Bull terminou como vice também entre os construtores, no ótimo carro projetado por Newey que perdeu a disputa para a Brawn-Mercedes naquele ano. Foto: UOL

O RB5-Renault guiado por Sebastian Vettel, que chegou ao vice-campeonato em 2009. A Red Bull terminou como vice também entre os construtores, no ótimo carro projetado por Newey que perdeu a disputa para a Brawn-Mercedes naquele ano. Foto: UOL


O RB4 pilotodo por Mark Webber, em 2008. Foto: UOL

O RB4 pilotodo por Mark Webber, em 2008. Foto: UOL


O RB2, segundo modelo projetado por Newey para a Red Bull, em 2006. Na foto, guiado por David Coulthard. Foto: UOL

O RB2, segundo modelo projetado por Newey para a Red Bull, em 2006. Na foto, guiado por David Coulthard. Foto: UOL


Apresentação do RB3, carro da Red Bull para a temporada de 2007. David Coulthard é o primeiro da esquerda para a direita, seguido por Adrian Newey. O último é Mark Webber. Foto: Divulgação

Apresentação do RB3, carro da Red Bull para a temporada de 2007. David Coulthard é o primeiro da esquerda para a direita, seguido por Adrian Newey. O último é Mark Webber. Foto: Divulgação


Em 2005, o primeiro carro da Red Bull projetado por Adrian Newey (o RB1), guiado pelo escocês David Couthard em Mônaco, na ocasião equipado com motor Cosworth. Foto: Divulgação

Em 2005, o primeiro carro da Red Bull projetado por Adrian Newey (o RB1), guiado pelo escocês David Couthard em Mônaco, na ocasião equipado com motor Cosworth. Foto: Divulgação


McLaren MP4/15 guiada por Mika Hakkinen, carro que deu ao finlandês o bicampeonato consecutivo na Fórmula 1. Foto: Divulgação

McLaren MP4/15 guiada por Mika Hakkinen, carro que deu ao finlandês o bicampeonato consecutivo na Fórmula 1. Foto: Divulgação


Conquistas também como projetista da McLaren. Na foto, o finlandês Mika Hakkinen com a McLaren MP4/14 em 1999, ano do primeiro título do piloto na F1. Foto: Divulgação

Conquistas também como projetista da McLaren. Na foto, o finlandês Mika Hakkinen com a McLaren MP4/14 em 1999, ano do primeiro título do piloto na F1. Foto: Divulgação


A Williams FW19, outro ótimo carro projetado por Adrian Newey, guiada pelo canadense Jacques Villeneuve que venceu o campeonato de 1997. Foto: Divulgação

A Williams FW19, outro ótimo carro projetado por Adrian Newey, guiada pelo canadense Jacques Villeneuve que venceu o campeonato de 1997. Foto: Divulgação


Damon Hill se exibe no Festival de Goodwood, na Inglaterra com a Williams FW18, carro com o qual ganhou o Mundial em 1996. Foto: Divulgação

Damon Hill se exibe no Festival de Goodwood, na Inglaterra com a Williams FW18, carro com o qual ganhou o Mundial em 1996. Foto: Divulgação


A Williams FW 16 de Ayrton Senna em 1994. O carro era muito parecido com o da temporada anterior, mas sem os recursos eletrônicos, proibidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), como a suspensão ativa e controle de tração. Com este carro, Senna morreu em 1º de maio de 1994, durante o GP de San Marino, em Imola. Foto: Divulgação

A Williams FW 16 de Ayrton Senna em 1994. O carro era muito parecido com o da temporada anterior, mas sem os recursos eletrônicos, proibidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), como a suspensão ativa e controle de tração. Com este carro, Senna morreu em 1º de maio de 1994, durante o GP de San Marino, em Imola. Foto: Divulgação


Damon Hill e Alain Prost durante a apresentação da Williams FW 15C em 1993, outro carro vencedor projetado por Adrian Newey com o qual Alain Prost sagrou-se campeão naquele ano. Foto: Divulgação

Damon Hill e Alain Prost durante a apresentação da Williams FW 15C em 1993, outro carro vencedor projetado por Adrian Newey com o qual Alain Prost sagrou-se campeão naquele ano. Foto: Divulgação


A Wlilliams FW 14B com a qual Nigell Mansell foi campeão da F1 em 1992. Foto: Divulgação

A Wlilliams FW 14B com a qual Nigell Mansell foi campeão da F1 em 1992. Foto: Divulgação


O March 85C, projeto vencedor de Adrian Newey nos anos 80 durante exibição no Festival de Goodwood, na Inglaterra. Foto: Divulgação

O March 85C, projeto vencedor de Adrian Newey nos anos 80 durante exibição no Festival de Goodwood, na Inglaterra. Foto: Divulgação


A equipe March mudou de nome para Leyton House. Newey projetou um ótimo chassi, que fez seus dois pilotos, Ivan Capelli e Maurício Gugelmin (foto), conseguirem bons resultados em 1988, apesar das limitações do motor Judd de oito cilindros. Foto: Divulgação

A equipe March mudou de nome para Leyton House. Newey projetou um ótimo chassi, que fez seus dois pilotos, Ivan Capelli e Maurício Gugelmin (foto), conseguirem bons resultados em 1988, apesar das limitações do motor Judd de oito cilindros. Foto: Divulgação


Newey teve seu primeiro emprego na Fórmula 1 trabalhando na equipe Fittipaldi, em 1980. Na ocasião, a equipe patrocinada pela Skol (a Copersucar não havia renovado contrato) teve seu melhor ano na categoria, em oitavo lugar (à frente da McLaren e Ferrari). Na imagem, Emerson Fittipaldi guiando o F-7. Foto: Divulgação

Newey teve seu primeiro emprego na Fórmula 1 trabalhando na equipe Fittipaldi, em 1980. Na ocasião, a equipe patrocinada pela Skol (a Copersucar não havia renovado contrato) teve seu melhor ano na categoria, em oitavo lugar (à frente da McLaren e Ferrari). Na imagem, Emerson Fittipaldi guiando o F-7. Foto: Divulgação


Desde que chegou à Red Bull, o projetista Adrian Newey ajudou a equipe austríaca a vencer três títulos  consecutivos de pilotos (com Sebastian Vettel) e de construtores, em 2010, 2011 e 2012. Foto: UOL

Desde que chegou à Red Bull, o projetista Adrian Newey ajudou a equipe austríaca a vencer três títulos consecutivos de pilotos (com Sebastian Vettel) e de construtores, em 2010, 2011 e 2012. Foto: UOL


Em 2017, trabalhando na divisão de F1 da Red Bull. Foto: Red Bull Racing

Em 2017, trabalhando na divisão de F1 da Red Bull. Foto: Red Bull Racing

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