Leandro Miranda
Do UOL, em São Paulo
A possibilidade de conquistar o Campeonato Brasileiro de forma antecipada foi adiada por pelo menos mais uma rodada, mas o Palmeiras ainda está em posição confortável para levar o título pela décima vez. O time alviverde enfrenta o Paraná neste domingo (18), às 17h (de Brasília), no Estádio do Café, em Londrina, com a possibilidade de colocar a "mão na taça" e ainda superar um recorde histórico obtido pelo rival Corinthians no ano passado.
Se vencer o já rebaixado Paraná, o Palmeiras no mínimo manterá os cinco pontos de vantagem que tem sobre o vice-líder Internacional, que pega o Botofogo no mesmo horário. Como restarão apenas três rodadas na disputa, só um desastre tiraria a taça do Verdão na reta final nesse cenário. Caso o Inter tropece, aliás, há a possibilidade de ser campeão já na próxima quarta-feira (21), diante do América-MG, no Allianz Parque.
A impressionante regularidade palmeirense sob o comando de Felipão no Brasileiro é mais um ingrediente para deixar o torcedor otimista. Caso não perca do Paraná, o Palmeiras chegará a 20 jogos sem derrota e se isolará como o dono da maior série invicta da história dos pontos corridos, superando o Corinthians do ano passado, que somou 19 rodadas consecutivas sem perder.
Para conquistar esses objetivos, Felipão deverá ter um time bastante modificado em relação ao que venceu o Fluminense por 3 a 0 na rodada passada. Dando sequência ao rodízio que implantou no clube desde sua chegada, o treinador deve mudar mais de meio time, dando oportunidade ao retorno de atletas como Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena, Victor Luís, Felipe Melo e Deyverson, que volta de suspensão.
A principal dúvida está no setor de armação. Lucas Lima jogou contra o Fluminense, mas Moisés está liberado pelo departamento médico após se recuperar de uma entorse no tornozelo e tem chances de aparecer. Outro atleta livre de problemas físicos que volta a ficar à disposição é Hyoran, que deve começar no banco.
"Eu vinha fazendo isso (rodízio). Eu vinha jogando dessa forma", disse Felipão. "Para o jogo do Paraná lá em Londrina nós vamos trocar no mínimo cinco ou seis jogadores de novo. Agora eu tenho tempo para não jogar quarta, domingo, quarta, domingo. Agora a gente pode organizar e ter o cuidado que temos que ter com lesões e cartões, porque é reta final".
Mesmo com o adversário já rebaixado, o Palmeiras tomou todos os cuidados no discurso ao longo dos últimos dias para tratar o jogo contra o Paraná como uma "final". Com a possibilidade de manter a dianteira no Brasileirão, preparar o cenário para ser campeão em casa e ainda quebrar um recorde do maior rival, a postura de Felipão e companhia é bem fácil de entender.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ x PALMEIRAS
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Data: 18/11/2018
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
Paraná: Thiago Rodrigues; Júnior, Renê Santos (Charles), Jesiel e Igor; Leandro Vilela, Torito González e Alesson; Raphael Alemão (Keslley), Rafael Grampola e Juninho. Técnico: Dado Cavalcanti
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Bruno Henrique e Felipe Melo; Willian, Lucas Lima (Moisés) e Dudu; Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari
(Foto: Ale Cabral/AGIF - retirada do UOL)
Vai dar treta? D'Ale e Felipe Melo se enfrentaram 6 vezes sem grandes problemas
16/07/2019Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
16/07/2019Palmeiras oficializa empréstimo de Guerra ao Bahia até o fim do ano
06/07/2019Maradona, Zico e Raí no Palmeiras? Quase aconteceu na 'Era Parmalat'
02/07/2019Quase esquecido, meia dá sinais de reação e ganha apoio no Palmeiras
14/06/2019