Verdão tem 49 pontos e 78% de chances de se garantir no G4. Foto: Cesar Greco

Verdão tem 49 pontos e 78% de chances de se garantir no G4. Foto: Cesar Greco

Depois se se afastar do líder Atlético-MG, e chegar a ficar fora do G4, o Palmeiras ficou mais próximo de assegurar uma vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores. Com a vitória sobre o Sport na noite da última segunda-feira (26), o Verdão assumiu novamente o segundo lugar na tabela de classificação e encaminhou a classificação para o torneio continental via G4 do Brasileirão.

Ao bater o clube pernambucano, o Palmeiras chegou a 49 pontos. Desse modo, o time de Abel Ferreira fica a 15 pontos de alcançar o número mágico, que deve assegurar classificação direta para a Libertadores de 2022. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, para assegurar vaga no G4, as equipes precisam atingir 64 pontos na disputa do campeonato.

Desde que o Brasileiro passou a ser disputado no formato pontos corridos, com 20 clubes participantes, equipes que ultrapassaram os 60 pontos ficaram próximas de vaga no G4. Nesse período, os times com menores pontuações que carimbaram vaga direta para a Libertadores fora o Botafogo, em 2013, o Flamengo, em 2011, e o Fluminense, em 2007, que bateram 61 pontos. Segundo a Departamento de Matemática da UFMG, ao ultrapassar os 60 pontos, os clubes terão mais 99% de chances de assegurar suas classificações para o torneio sul-americano.

Nesse cenário, o Verdão tem hoje, segundo o próprio Departamento de Matemática da UFMG, 96,3% de probabilidades de carimbar sua vaga no G4.

Já de acordo com números do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Verdão tem 78% de chances garantir classificação para a próxima Libertadores.

Classificado para a grande final da Libertadores, onde enfrentará o Flamengo, o Palmeiras pode se garantir na próxima edição do torneio antecipadamente caso conquiste o título.

Últimas do seu time