Foi a quarta prova que o brasileiro disputou pela Indy em 2012. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Foi a quarta prova que o brasileiro disputou pela Indy em 2012. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Há exatos dez anos, na tarde de 29 de abril de 2012, no traçado urbano montado nas cercanias do Pavilhão do Anhembi, Zona Norte da capital paulista, acontecia a terceira edição da São Paulo Indy 300, ocasião em que Rubens Barrichello voltava a se encontrar com o público brasileiro após ter deixado a Fórmula 1 no ano anterior.

No final da prova, vencida pelo australiano Will Power (Penske) pelo terceiro ano consecutivo, Barrichello recebeu a bandeira quadriculada diante de seu público, na reta do Sambódromo, em décimo lugar, após ter largado em 13º, com um dos carros da KV Racing.

Foi a quarta participação de Barrichello pela Indy, depois das etapas que disputou em São Petersburgo (rua), Alabama (misto) e Long Beach (rua). 

No pódio, ao lado do vencedor Will Power, o norte-americano Ryan Hunter-Reay e o japonês Takuma Sato, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

O Portal Terceiro Tempo falou com Rubens Barrichello logo após a prova. Na ocasião, o piloto relatou problemas com o motor Chevrolet e disse que já estava se acostumando ao sistema de relargadas da Indy, segundo ele, parecidas com as provas de kart.

PROBLEMA DE MOTOR

"Nas trocas de marchas, o motor parecia engasgar, faltava potência, por isso o Tony e o Viso (Ernesto) acabaram me passando em um momento da prova", declarou o brasileiro em 29 de abril de 2012.

RELARGADAS

"Na verdade é parecido com o sistema de largadas do kart, em fila dupla, diferente da Fórmula 1, que é em fila indiana. Na verdade você tem duas opções: ou tenta ser mais agressivo, ou fazer o "arroz com feijão", evitando choques. Acho que no balanço geral já estou bem habituado", ponderou Rubens na ocasião.

Na coletiva de imprensa, logo após disputar a prova no Anhembi. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

OUTROS BRASILEIROS NA PROVA PAULISTANA

Além de Rubens Barrichello, outros três brasileiros disputaram a prova no Anhembi em 2012. Helio Castroneves (Penske) foi o quarto colocado. Tony Kanaan (KV Racing) terminou em 13º e Bia Figueiredo (Andretti) fechou a corrida em 20º lugar.

Aquela foi a penúltima edição da São Paulo Indy 300. A última foi no ano seguinte, em 2013, ocasião em que o canadense James Hinchcliffe (Andretti-Autosport) quebrou a hegemonia de Will Power e venceu no Anhembi.

Os quatro brasileiros que disputaram a São Paulo Indy 300 em 29 de abril de 2012: Helio Castroneves, Tony Kanaan, Rubens Barrichello e Bia Figueiredo, logo após a prova na coletiva de imprensa, no Centro de Convenções do Anhembi. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

EM SEGUIDA, DESAFIO NO OVAL DE INDIANÁPOLIS

Após sua participação na São Paulo Indy 300, Barrichello preparou-se para sua primeira prova em um circuito oval, justamente no mais famoso deles, em Indianápolis, para as 500 Milhas. Ele largou em décimo e terminou em 11º. A vitória foi do britânico Dario Franchitti (Chip Ganassi), seguido pelo seu companheiro de equipe, o neozelandês Scott Dixon. Tony Kanaan (KV Racing) completou o pódio.

DEPOIS DA INDY, A STOCK

Ao término da temporada de 2012, Barrichello acabou não renovando com a KV Racing para o ano seguinte e assinou contrato com a Full Time Sports, equipe da Stock Car, equipe onde permanece até hoje, e pela qual conquistou o título de 2014 e contabiliza 18 vitórias.

ABAIXO, UM DIA ANTES DA CORRIDA, VÍDEO DO MOMENTO EM QUE RUBENS BARRICHELLO SAIU PARA O 1º TREINO LIVRE PARA A SÃO PAULO INDY 300. GRAVAÇÃO: MARCOS JÚNIOR MICHELETTI/PORTAL TT

Rubens Barrichello na manhã de 28 de abril de 2019, chegando para seu primeiro treino no Anhembi. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Já com a balaclava, preparando-se para o primeiro treino livre no Anhembi. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Entrando em seu Dallara-Chevrolet da equipe KV racing. Ao fundo, o flash do fotógrafo Miguel Costa Jr. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Pouco antes de sua primeira volta pelo traçado do Anhembi, para o primeiro treino livre. Barrichello concluiu a sessão em 12º. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Ajustando as luvas para seu primeiro contato com o traçado urbano do Anhembi. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

A irmã Renata ao lado de Fernando, o Fefo, filho caçula de Rubens Barrichello, no camarote da Band na véspera da corrida, acompanhando a sessão de classificação. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Recebendo o carinho de fãs logo após deixar a coletiva de imprensa. Foto: Marcos Júnior MichelettiPortal TT

 

Barrichello ao lado do jornalista Bruno Vicaria, depois da São Paulo Indy 300, em 29 de abril de 2012, a caminho do Pavilhão do Anhembi, após o piloto ter participado da entrevista coletiva. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

   


 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa