Nelson superando Alfredo Guaraná Menezes em Interlagos. Foto: Reprodução

Nelson superando Alfredo Guaraná Menezes em Interlagos. Foto: Reprodução

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet completa 70 anos nesta quarta-feira, 17 de agosto.

Carioca, ele acabou se radicando em Brasília, pois seu pai, Estácio Gonçalves Souto Maior, que era médico, foi ministro da saúde entre 1961 e 1962, durante as gestões de Ranieri Mazzilli e João Goulart. 

Lá, trabalhou na oficia Camber, do amigo Alex Dias Ribeiro, onde aprendeu muito sobre mecânica, o que o ajudou bastante durante toda a sua carreira no automobilismo, iniciada no Brasil na Fórmula Super Vê, passando pela Fórmula 3 Europeia, para lagumas provas, até estrear na Fórmula 1 em 1978, pela modesta Ensign.para uma única corrida.

Ainda em 1978, competiu com um carro alugado da McLaren para três GPs, e ainda no mesmo ano fez sua primeira corrida pela Brabham, equipe com a qual fechou contrato para 1979 e onde permaneceu até 1985, por onde conquistou dois títulos mundials, em 1981, com motor Cosworth e em 1983, com motor BMW-turbo, aliás, a primeira conquista de um motor com esta configuração na história da categoria.

Na sequência, duas temporadas pela Williams, voltando a ser campeão mundial em 1987.

Substituiu Ayrton Senna na Lotus em 1988, mas não repetiu no time inglês as boas atuações do compatriota, nos anos de 1988 e 1989, sem vencer nenhuma prova.

Em 1990 foi contratado pela Benetton, permanecendo no time até 1991, onde conquistou suas três últimas vitórias, totalizando 23, incluindo os triunfos pela Brabham e Williams. A chegada do alemão Michael Schumacher na Benetton acabou por abreviar a carreira de Piquet na Fórmula 1.

FORA DAS PISTAS

Se a trajetória automobilística de Nelson Piquet é digna de elogios, fora das pistas o comportamento do piloto deixa muito a desejar.

Em 1º de julho de 2022 foi denunciado ao Ministério Público do Distrito Federal por conta de um vídeo, de novembro de 2021, que veio a público sete meses depois, em que referiu-se ao heptacampeão Lewis Hamilton de forma racista. No mesmo vídeo, ainda proferiu falas homofóbicas contra o mesmo Hamilton. O vídeo foi gravado pelo canal de YouTube chamado Motorsports Talks. 

IMAGEM RARA

Em uma época de coberturas televisivas menos robustas, um vídeo disponível no YouTube traz o início de uma etapa da Fórmula Super Vê 1600 em Interlagos no ano de 1976, em que Nelson Piquet, o pole, perde duas posições na largada e cai para terceiro, superado por Mário Pati Júnior, que morreu em 2019, e Alfredo Guaraná Menezes (1952 - 2017). 

Guaraná supera Pati na Reta Oposta e em seguida Piquet ultrapassa Pati e Guaraná, assumindo a liderança da corrida.

ABAIXO, O VÍDEO DO INÍCIO DA PROVA EM INTERLAGOS - FÓRMULA SUPER VÊ 1600


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time