Hoje, 26 de abril, comemora-se no Brasil o "Dia do Goleiro", personagem ímpar do futebol, com representantes inesquecíveis, tanto brasileiros quanto estrangeiros. A data, instituída em 1975 em nosso País, foi em homenagem ao saudoso Manga, ex-goleiro do Botafogo e Internacional, que nasceu exatamente em um 26 de abril, de 1937,
E até Pelé (1940-20220), durante o período em que foi atleta profissional, mostrava interesse e gosto pela posição, a ponto de ser frequentemente visto na meta em treinos coletivos, e também defendendo a gol do time principal da Vila Belmiro em quatro ocasiões, sempre de forma emeregencial.
Segundo Lima, o "Curinga", ex-companheiro de Pelé no Santos, foram mais jogos que não estão registrados com Pelé no gol, principalmente em excursões ao exterior, quando o clube local pedia para que Pelé jogasse como goleiro no segundo tempo. E, de acordo com o próprio Lima, durante entrevista à ESPN, Pelé gostava muito de jogar no gol, inclusive após os treinos, recrutando companheiros de time para que tentassem vencê-lo na meta.
OS JOGOS DE PELÉ COMO GOLEIRO DO SANTOS
CONTRA O COMERCIAL-SP
O extinto Comercial da capital paulista foi o primeiro time contra o qual Pelé atuou como goleiro, em 4 de novembro de 1959, jogo válido pelo Campeonato Paulista, disputado na Vila Belmiro.
Lalá, goleiro titular do Santos, desmaiou após um choque com um adversário e Pelé foi para o seu lugar, nos 19 minutos restantes da partida, e não sofreu nenhum gol. O Santos venceu o Comercial-SP por 4 a 2, com gols de Pelé, Coutinho, Feijó e Dorval para o Peixe, enquanto Tantos e Alencar fizeram os gols da equipe adversária.
CONTRA O GRÊMIO-RS
Contra o Grêmio-RS, o Santos jogou pela Taça Brasil de 1963, em jogo disputado no ano seguinte, no dia 19 de janeiro de 1964. A partida era válida pela semifinal do torneio, e o Santos havia derrotado a equipe gaúcha em Porto Alegre por 3 a 1. No Pacaembu, no jogo da volta, Gylmar foi expulso e Pelé entrou em seu lugar. O Santos venceu por 4 a 3, com três gols de Pelé e um de Pepe, este em cobrança de falta, batida violentamente, como era a característica do ponta-esquerda. O Grêmio marcou com dois de Paulo Lumumba e um de Marino.
ABAIXO, VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DE SANTOS 4 X 3 GRÊMIO-RS
CONTRA O BOTAFOGO-PB
Pelé estava em busca da histórica marca de 1000 gols na partida amistosa disputada na Paraíba, em 14 de novembro de 1969. Porém, a repercussão seria muito maior se o feito acontecesse em um jogo disputado no eixo Rio-São Paulo. Assim, o técnico santista, Antoninho, pediu que o goleiro Jair Pessoa simulasse uma contusão para que Pelé o substituísse, frustrando o público local. O Santos venceu a partida por 3 a 0, com dois gols de Manoel Maria e um de Pelé.
ABAIXO, VÍDEO COM IMAGENS DO CONFRONTO ENTRE O SANTOS E O BOTAFOGO-PB, INCLUINDO PELÉ NO GOL DO SANTOS
CONTRA O BALTIMORE BAYS (EUA)
No amistoso disputado em 19 de junho de 1973, contra a equipe norte-americana do Baltimore Bays, no Memorial Stadium, em Baltimore, o Santos derrotou a equipe local por 4 a 0, dois gols de Pelé e dois de Eusébio. Aliás, um dos tentos do Rei foi olímpico. Aos 36 minutos do segundo tempo, porém, Pelé deixou a "linha" e assumiu a meta santista, no lugar de Cláudio.
O FILHO FOI GOLEIRO
Edinho, filho de Pelé, foi goleiro profissional. Ele atuou entre 1990 e 1999, tendo começado pelo Santos, passado por Portuguesa Santista, São Caetano, Santos novamente e encerrado sua carreira pela Ponte Preta.
Com informações do Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento (ficha dos jogos).
Parabéns, Benedito Ruy Barbosa, 94 anos! Ele foi repórter de campo, escreveu livro sobre Pelé e esteve em Muzambinho
17/04/2025Banks x Leão: Qual deles fez a defesa mais difícil?
16/04/2025Em vídeo, 'Antes e Depois' de ex-presidentes de clubes que marcaram época no futebol brasileiro
16/04/2025Em duelo de invictos, Inter recebe o Palmeiras no Beira-Rio; as equipes
16/04/2025Bar Mortadela Brasil estreia no Comida di Buteco com o Petisco de Bacalhau do Leonardo
16/04/2025