O ex-piloto, então na Ferrari, ao lado da esposa Corinna. Foto: Divulgação

O ex-piloto, então na Ferrari, ao lado da esposa Corinna. Foto: Divulgação

Há exatos sete anos, a assessora de imprensa de Michael Schumacher, Sabine Kehm, anunciava que o ex-piloto de Fórmula 1 estava deixando o hospital suíço de Lausanne pra continuar o tratamento em sua casa, também na Suíça, na cidade de Gland.

Schumacher foi hospitalizado no dia 29 de dezembro de 2013, dia em que sofreu um gravíssimo acidente enquanto esquiava nos Alpes Franceses, em Méribel. Ele bateu a cabeça contra um pedra. Inicialmente ele foi internado no Hospital de Grenoble, onde ficou até 16 de junho de 2014. 

Depois deste período na França, Schumacher foi transferido para uma clínica de recuperação em Lausanne, na Suíça, onde permaneceu justamente até 9 de setembro de 2014, para seguir sob cuidados médicos domiciliarmente.

A DECLARAÇÃO DE SABINE KEHM, ASSESSORA DE MICHAEL SCHUMACHER, EM 9 DE SETEMBRO DE 2014

"A recuperação de Michael vai ocorrer em sua casa. Considerando as severas lesões que ele sofreu, ele teve um progresso durante os últimos meses e semanas. Ainda há, entretanto, uma caminhada longa e difícil pela frente. Queremos mostrar nossa gratidão a todo o time do CHUV Lausanne pelo competente trabalho. Nós pedimos que a privacidade da família de Michael continue a ser respeitada e que as especulações sobre seu estado de saúde sejam evitadas", disse Sabine Kehm na ocasião.

Sabine Kehm, assessora de Michael Schumacher. Até hoje, nenhum detalhe relevante sobre o estado de saúde do ex-piloto. Foto: Divulgação

SEU ESTADO DE SAÚDE

Até hoje, desde o acidente, nenhuma informação mais detalhada sobre o real estado de saúde do heptacampeão mundial de F1 foi divulgada, nem por sua assessoria, familiares ou amigos mais próximos que o visitaram, seja durante o período em que esteve hospitalizado ou em sua mansão na Suíça. Entre aqueles que viram Michael Schumacher com maior proximidades estão o brasileiro Felipe Massa e o francês Jean Todt, atual presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), ex-chefe de Michael na Ferrari.

Em outubro de 2020, Elisabetta Gregoraci, ex-esposa de Flavio Briatore (que foi chefe de Michael na Benetton), disse que o ex-piloto não fala e sua comunicação é feita apenas com os olhos. As revelações foram feitas na versão italiana do "Big Brother", e ela ainda acrescentou que Michael Schumacher e sua família residem na Espanha, na Ilha de Mallorca, em uma mansão que pertenceu a Florentino Pérez, atual presidente do Real Madrid. A família Schumacher vivia em outra mansão, em Glend, na Suíça, que foi colocada à venda.

Em agosto de 2021, em entrevista ao jornal alemão "Bild", Jean Todt falou sobre Michael Schumacher e o papel importante da esposa do ex-piloto para que ele pudesse sobreviver. 

"Passei muito tempo com Corinna desde o acidente em 29 de dezembro de 2013. Ela é uma mulher maravilhosa, que lidera a família. Graças ao trabalho dos médicos e de Corinna, que queriam que ele sobrevivesse, Michael realmente sobreviveu, embora com consequências", ponderou Jean Todt, dando a entender que Schumacher esteve em situação realmente delicada e a esposa tenha sido fundamental em uma decisão médica pela sobrevida do marido. Todt ainda disse ter esperança em uma melhora na situação do ex-piloto.

"No momento, estamos lutando justamente contra essas consequências. Esperamos que a situação melhore, ainda que aos poucos. “E sete anos e oito meses após o acidente Schumacher ainda tem que lutar para recuperar a estabilidade, com a certeza de que sua família e amigos continuarão a lutar com ele", concluiu o Todt, que foi chefe da Ferrari na Fórmula 1 durante todo o tempo em que o alemão competiu pela equipe italiana.

ALGUMA PISTA NO DOCUMENTÁRIO QUE SERÁ LANÇADO EM BREVE?

O próximo dia 15 de setembro poderá elucidar algumas dúvidas sobre o real estado de saúde de Michael Schumacher. Pelo menos esta é a expectativa, pois nesta data será lançado o documentário "Schumacher", pela Netflix, em uma produção da alemã A B|14 Film. 

Na última segunda-feira (8), em uma prévia de lançamento, foi divulgado um trecho, exibido no programa Télé-Loisirs, com um depoimento de Corinna.

“Nunca culpei Deus pelo que aconteceu. Foi só azar, já que podia ter acontecido com qualquer um. É claro que sinto falta dele todos os dias, mas não sou a única a sentir falta dele. As crianças, a família, o pai dele, todos ao redor. Todos sentem falta de Michael”, comentou a esposa de Michael Schumacher, que arrematou.

“Michael sempre nos protegeu e agora estamos protegendo Michael. Estamos vivendo nossas vidas. Aquilo que é ´privado é privado´, como ele sempre disse, e é muito importante para mim que ele possa continuar a desfrutar de sua vida privada o máximo possível”, ponderou Corinna.

Mansão da família Schumacher em Gland, na Suíça, onde o ex-piloto morou. Foto: Divulgação

 

De acordo com Elisabetta Gregoraci, ex-esposa de Flavio Briatore, Michael Schumacher atualmente reside com a família nesta mansão em Mallorca, na Espanha. O imóvel pertenceu a Florentino Pérez, presidente do Real Madrid. Foto: Reprodução

O ACIDENTE

Schumacher sofreu um gravíssimo acidente em 29 de dezembro de 2013, esquiando nos Alpes Franceses, na estação de esqui de Méribel, quando bateu sua cabeça contra uma pedra. O ex-piloto foi levado de helicóptero a um hospital próximo à estação de esqui, e depois foi transferido para um outro, na cidade de Grenoble, na França, onde foi internado em estado de coma. Ele utilizava um capacete, mas sofreu um traumatismo craniano que o levou a uma cirurgia de emergência e uma segunda intervenção, ambas para redução da pressão intracraniana.

O alemão Michael Schumacher, com passagens por Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes, conquistou sete títulos mundiais na Fórmula 1 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), vencendo 91 corridas e conquistando 68 poles.

Resgate de Michael Schumacher em 29 de dezembro de 2013, nos Alpes Franceses. Foto: Divulgação

FAMÍLIA

Michael Schumacher, atualmente com 52 anos, Michael teve um único casamento, com Corinna Betsch Schumacher. Da união, nasceram os dois filhos: Gina-Maria, atualmente com 24 anos, e Mick Schumacher, de 22 anos, piloto da Haas na F1.

ABAIXO, VÍDEO DE MICK SCHUMACHER, FILHO DE MICHAEL SCHUMACHER, ANDANDO EM SPA-FRANCORCHAMPS NO DIA 27 DE AGOSTO DE 2017 COM A BENETTON UTILIZADA POR SEU PAI NA TEMPORADA DE 1994, ANO EM QUE CONQUISTOU O PRIMEIRO DE SEUS SETE TÍTULOS NA F1


Mick Schumacher, filho de Michael, em 27 de agosto de 2017, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, guiando a Benetton-Ford com a qual seu pai foi campeão em 1994. Foto: Divulgação

CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DE MICHAEL SCHUMACHER NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa