Depois de um ano com domínio de sua dupla Mario Andretti e Ronnie Peterson (1944-1978) em 1978, campeão e vice, respecitvamente, a Lotus resolveu dar um passo mais avançado em seu carro para a temporada seguinte.
Vale ressaltar que Peterson, o vice-campeão de 1978, morreu em decorrência do grave acidente sofrido durante o GP da Itália, em Monza, mas ainda assim não foi superado pelo argentino Carlos Reutemann (1942-2021), da Ferrari, nas etapas dos Estados Unidos e do Canadá.
Reutemann, aliás, foi o piloto que dividiu os boxes da Lotus com Andretti em 1979.
A tônica da aerodinâmica na época era o efeito solo, tão bem desenvolvido pelo time inglês comandado por Colin Chapman o projetista Peter Wright, e copiado pelos demais times.
Mas Chapman era audacioso, e tentou dar o "golpe de misericórdia" na concorrência para 1979, em seu modelo batizado de Lotus 80.
O carro, como mostra a imagem que ilustra a matéria, bem como a que está mais abaixo, tinha duas laterais bem mais largas (sidepods), com a intenção clara de maximizar o efeito solo, já que os "túneis" robustos com suas saias tornariam o carro ainda mais "grudado" ao chão.
Em tese, o raciocínio estava correto, a ponto do carro dispensar as asas dianteiras, e na traseira, um aerofólio "pró-forma", pois o regulamento exigia o apêndice aerodinâmico.
NA PISTA, UM GRANDE PROBLEMA...
Antes mesmo da temporada de 1979 começar, - em uma época de testes irrestritos -, Chapman colocou a Lotus 80 nas mãos do campeão Mario Andretti para que ele, com sua experiência, pudesse aprimorar um modelo que o então mago da época ambicionava ser perfeito.
Porém, assim que o norte-americano começou a queimar borracha nos testes com a nova Lotus, ficou evidente que o carro tinha um problema terrível: o "porpoising".
Sim, o mesmo problema vivido recentemente pelas equipes de Fórmula 1 com o retorno justamente do "efeito solo", que tomou tons dramáticos sobretudo na Mercedes, que sofreu inapelavelmente com este efeito colateral.
A Lotus 80 saltava como um cabrito, assim como a Mercedes de Hamilton...
Tão logo o problema foi diagnosticado, o modelo voltou para a oficina, e as primeiras correções foram endurecer as suspensões e aumentar a altura livre do solo.
Embora o problema tenha sido minimizado, isso não foi suficiente, a ponto de a Lotus ter optado pelo modelo do ano anterior para os três primeiros GPs da temporada de 1979 (Argentina, Brasil e África do Sul).
A esta altura do campeonato, literalmente, a Ligier (que venceu com Jacques Laffite em Buenos Aires e em Interlagos), e a Ferrari, que triunfara com Gilles Villeneuve (1950-1982) em Kyalami, já davam as cartas no Mundial, e a Lotus não se encontrou com o novo carro, que embora tenha feito algumas aparições razoáveis, incluindo o terceiro lugar de Andretti no GP da Espanha, e o projeto foi abortado, mesmo ganhando asas dianteiras e um aerofólio "verdadeiro" na traseira.
Mais estável, sem o "porpoising", o Lotus 80 ficou relativamente "guiável", mas perdeu em velocidade, e o campeonato já estava perdido para frustração da dupla Chapman Wright.
A Lotus verde da temporada de 1979 (com patrocínios da Martini, ESSEX e Tissot, entre outros, substitundo a tradicional cigarreira John Player Special), foi um dos grandes fiascos da história da Fórmula 1, a exemplo do F6 da Copersucar Fittipaldi do mesmo ano de 1979 e da Brabham BT55 de 1986.
De qualquer forma, Colin Chapman não se deu por vencido, e ao longo do ano de 1979 debruçou-se na prancheta em busca de algo que pudesse colocar o time de novo na linha de frente, e tentou isso com o carro de chassi duplo, a Lotus 88, que tinha tudo para ser vencedora, mas o projeto foi proibido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 79 anos
03/11/2024F1: Verstappen, espetacular, sai de 17º para vencer o caótico GP de São Paulo
03/11/2024Achados & Perdidos: Os detalhes da proposta bilionária que o Santos recebeu para negociar Pelé com o Flamengo
03/11/2024Olhos no retrovisor: O dia em que Kimi Raikkönen ficou perdido em um GP disputado em Interlagos
03/11/2024F1: Em classificação acidentada, Norris é o pole em Interlagos. Bandeira vermelha atrapalha Verstappen, o 17º
03/11/2024