Por fora, com a Williams, Nelson superou a Lotus de Ayrton em Hungaroring

Por fora, com a Williams, Nelson superou a Lotus de Ayrton em Hungaroring

A primeira edição do GP da Hungria aconteceu há exatos 30 anos, em 10 de agosto de 1986, e ficou marcada por uma ultrapassagem espetacular de Nelson Piquet sobre Ayrton Senna, que acabou lhe rendendo a liderança e a vitória da prova.

Senna, que havia largado na pole (Piquet partiu ao seu lado na primeira fila, em segundo), liderava a corrida quando Nelson tentou a manobra para superá-lo no giro 55.

Senna, com a Lotus-Renault, deixou a parte suja da pista para a Williams-Honda de Piquet, que chegou a ultrapassá-lo, mas como adiantou o ponto de freada, acabou levando o "x".

Duas voltas depois, a manobra foi pelo outro lado. Nelson Piquet, por fora, conseguiu colocar-se à frente de Ayrton e dominou o carro, de lado, como se estivesse em um rali, no final da reta dos boxes, ponto praticamente único de ultrapassagem do travado circuito de Hungaroring.

Com uma Williams muito bem acertada, Piquet abriu vantagem e recebeu a bandeira quadriculada com pouco mais de 17 segundos de vantagem para Senna, os segundo colocado. Nigel Mansell, companheiro de Piquet na Williams, completou o pódio, em terceiro.

Aliás, a dupla da Williams acabou travando uma disputa tão grande que Alain Prost (McLaren-TAG/Porsche) acabou se aproveitando e conquistou o título de 1986, segundo dos quatro que conquistou na F1.

Foto: reprodução

No vídeo abaixo, as duas manobras de Piquet sobre Senna. Depois delas, Piquet explica como foi:

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NELSON PIQUET NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE AYRTON SENNA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time