Brasileiro dispunha do melhor carro da categoria, a McLaren-Honda de 12 cilindros

Brasileiro dispunha do melhor carro da categoria, a McLaren-Honda de 12 cilindros

Em 20 de outubro de 1991, portanto há exatos 25 anos, Ayrton Senna comemorava seu terceiro títulol na Fórmula 1, terminando em segundo lugar o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka.

O brasileiro, que corria com o modelo MP4/6 da McLaren, impulsionado pelo fortíssimo motor Honda V12, largou em segundo lugar, ao lado do companheiro de equipe, o austríaco Gerhard Berger, o pole.

O GP do Japão era o penúltimo da temporada, e Senna chegou para a disputa com 11 pontos de vantagem sobre Mansell, o que obrigava o inglês a fazer sete pontos a mais que o brasileiro (na época, apenas os seis primeiros pontuavam).

Berger assumiu a ponta e abriu boa vantagem para Senna, que sofria pressão constante da Williams do inglês Nigel Mansell, seu concorrente direto pelo campeonato.

Após várias tentativas, Mansell acabou perdendo o controle de sua FW14 e deu adeus à tentativa de seu primeiro campeonato (ele foi campeão no ano seguinte), abandonando na caixa de brita.

Senna apertou o ritmo e acabou ultrapassando Berger, mas na reta final o brasileiro abriu passagem para o austríaco, que recebeu a bandeira quadriculada em primeiro.

"Eu sabia, eu sabia, Senna deixa Berger passar", gritou Galvão Bueno no momento em que Senna abriu caminho para o austríaco superá-lo.

O pódio foi completado por Ricardo Patrese, da Williams.

A última prova da temporada, o GP da Austrália, duas semanas depois, teve vitória de Ayrton Senna, seguido por Nigel Mansell e Gerhard Berger.

Foi o último título de Ayrton Senna na F1. Em 1992 e 1993, ainda pela McLaren, foi quarto e segundo colocado, respectivamente. Em 1994, pela Williams, não marcou nenhum ponto nas três corridas em que largou (Brasil, GP do Pacífico, em Aida, no Japão e San Marino, em Imola, onde morreu, durante a corrida, em 1º de maio).

Depois de Ayrton Senna, os dois brasileiros que chegaram mais perto do título foram Rubens Barrichello e Felipe Massa. Barrichello foi vice em 2002 e 2004 (nos dois anos com a Ferrari). Mass foi vice em 2008, também pela Ferrari.

Desde a morte de Senna, em 1994, foram 22 vitórias brasileiras na F1, 11 de Barrichello e 11 de Massa.

Foto: Divulgação

Os quatro primeiros colocados na temporada de 1991.
1º Ayrton Senna (McLaren-Honda): 96 pontos, com 7 vitórias e 8 poles;
2º Nigel Mansel (Williams-Renault): 72 pontos, com 5 vitórias e duas poles;
3º Ricardo Patrese (Williams-Renault): 53 pontos, com 2 vitórias e 4 poles;
4º Gerhard Berger (McLaren-Honda): 43 pontos, com uma vitória e duas poles.

A VOLTA FINAL DO DO GP DO JAPÃO DE 1991. NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO E COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME, PELA REDE GLOBO

Últimas do seu time