O sueco com sua linda Lotus durante o GP de Mônaco de 1978. Foto: Reprodução

O sueco com sua linda Lotus durante o GP de Mônaco de 1978. Foto: Reprodução

Não fosse o trágico acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, o piloto sueco Ronnie Peterson, um dos mais brilhantes de sua geração, estaria completando 81 anos nesta sexta-feira (14).

Ele morreu um dia depois da batida com sua Lotus, por conta de uma embolia pulmonar, aos 34 anos.

Ainda assim, terminou aquela temporada de 1978 como vice-campeão post-mortem, 13 pontos atrás do companheiro de equipe na Lotus, o norte-americano Mario Andretti.

Para homenagear o piloto sueco, cujo nome completo era Bengt Ronald Peterson, buscamos uma entrevista de Emerson Fittipaldi ao jornalista Marcos Micheletti, do Portal Terceiro Tempo.

Emerson, que havia sido companheiro de Peterson na Lotus em 1973, equipe chefiada pelo lendário Colin Chapman (1928-1982), relembrou momentos do piloto e o acidente em Monza.

Peterson foi casado com Barbro Edwardson Peterson, com quem teve uma filha, Nina.

Barbro também teve um fim trágico. Ela, que alguns anos depois de ficar viúva havia se casado com um outro piloto, o britânico John Watson, acabou dando cabo de sua vida após uma crise de depressão, em 19 de dezembro de 1987.

Em 22 de outubro de 2012, durante o lançamento do livro de Claudio Carsughi ("Claudio Carsughi - Meus 50 Anos de Brasil"), Emerson Fittipaldi foi entrevistado por Marcos Micheletti, editor de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, sobre o acidente de  Ronnie Peterson durante o GP da Itália de 1978, que levou o piloto sueco à morte algumas horas depois.
 
OUÇA, ABAIXO

Esta foto demonstra bem o que foi a temporada da F1 em 1978, com o amplo domínio da Lotus. Mario Andretti à frente de Ronnie Peterson, no GP da Holanda, em Zandvoort, na dobradinha da equipe inglesa chefiada por Colin Chapmann. Foto: Divulgação

Esta foto demonstra bem o que foi a temporada da F1 em 1978, com o amplo domínio da Lotus. Mario Andretti à frente de Ronnie Peterson, no GP da Holanda, em Zandvoort, na dobradinha da equipe inglesa chefiada por Colin Chapmann. Foto: Divulgação


Em 1977, companheiros de equipe na Tyrrell, o francês Patrick Depailler conversa com o sueco Ronnie Peterson. Foto: Divulgação

Em 1977, companheiros de equipe na Tyrrell, o francês Patrick Depailler conversa com o sueco Ronnie Peterson. Foto: Divulgação


Primeira fila para o GP da Suécia de 1973, no circuito de Anderstop. Ronnie Peterson na pole e François Cevert em segundo lugar. No final, Denny Hulme (McLaren) venceu, seguido exatamente por Peterson e Cevert. Foto: Divulgação

Primeira fila para o GP da Suécia de 1973, no circuito de Anderstop. Ronnie Peterson na pole e François Cevert em segundo lugar. No final, Denny Hulme (McLaren) venceu, seguido exatamente por Peterson e Cevert. Foto: Divulgação


Caixão de Ronnie Peterson, morto em decorrência do acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, sendo carregado pelos amigos pilotos. Atrás estão Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi e James Hunt. Em primeiro plano, Jody Scheckter, Niki Lauda, John Watson e Gunnar Nilson, que faleceu um mês e nove dias depois. Foto: Divulgação

Caixão de Ronnie Peterson, morto em decorrência do acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, sendo carregado pelos amigos pilotos. Atrás estão Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi e James Hunt. Em primeiro plano, Jody Scheckter, Niki Lauda, John Watson e Gunnar Nilson, que faleceu um mês e nove dias depois. Foto: Divulgação


Em 1978, no GP da Áustria, no cicuito de Zeltweg, com a linda Lotus preta e dourada. Foto: Divulgação

Em 1978, no GP da Áustria, no cicuito de Zeltweg, com a linda Lotus preta e dourada. Foto: Divulgação


Ano de estreia na Fórmula 1, com o March 701 no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen, corrida em que Peterson terminou na 11ª colocação. A prova foi marcada pela primeira vitória de Emerson Fittipaldi na F!, com Lotus-Ford. Foto: Divulgação

Ano de estreia na Fórmula 1, com o March 701 no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen, corrida em que Peterson terminou na 11ª colocação. A prova foi marcada pela primeira vitória de Emerson Fittipaldi na F!, com Lotus-Ford. Foto: Divulgação


Com a pequena Nina, recém nascida. Foto: Divulgação

Com a pequena Nina, recém nascida. Foto: Divulgação


Ronnie e Peterson viveram um casamento feliz, mas tiveram fins trágicos. Ele, morto em decorrência do acidente no GP de Monza, em 1978. Ela, depressiva, se suicidou em 1987. Foto: Divulgação

Ronnie e Barbro Peterson viveram um casamento feliz, mas tiveram fins trágicos. Ele, morto em decorrência do acidente no GP de Monza, em 1978. Ela, depressiva, se suicidou em 1987. Foto: Divulgação


Túmulo do casal. Peterson morreu em 1978 e Barbro em 1987. Ela se casou novamente, com o piloto John Watson, mas a depressão a levou ao suicídio. Foto: Divulgação

Túmulo do casal. Peterson morreu em 1978 e Barbro em 1987. Ela se casou novamente, com o piloto John Watson, mas a depressão a levou ao suicídio. Foto: Divulgação


Saindo da ambulância para o centro cirúrgico. Foto: Divulgação

Saindo da ambulância para o centro cirúrgico. Foto: Divulgação


Após ser removido de helicóptero, Peterson chega ao hospital para o atendimento de emergência. Foto: Divulgação

Após ser removido de helicóptero, Peterson chega ao hospital para o atendimento de emergência. Foto: Divulgação


Saldo da tragédia após a largada do GP da Itália de 1978, em Monza. Ao fundo, a Lotus de Peterson com a frente totalmente destruída. No chão, com macacão amarelo, está Ronnie Peterson. À esquerda dele, levantando a perna e com um capacete preto na mão, está o britânico James Hunt, cujo carro (McLaren) é o mais abaixo. O carro do meio (número 17) é o Shadow do suíço Clay Regazzoni, que aparece abaixo, de capacete vermelho, ao lado de um fiscal. Foto: Divulgação

Saldo da tragédia após a largada do GP da Itália de 1978, em Monza. Ao fundo, a Lotus de Peterson com a frente totalmente destruída. No chão, com macacão amarelo, está Ronnie Peterson. À esquerda dele, levantando a perna e com um capacete preto na mão, está o britânico James Hunt, cujo carro (McLaren) é o mais abaixo. O carro do meio (número 17) é o Shadow do suíço Clay Regazzoni, que aparece abaixo, de capacete vermelho, ao lado de um fiscal. Foto: Divulgação


Antes de correr na F1, Peterson esteve na Fórmula 2 e 3. Na imagem, com um carro de Fórmula 2. Foto: Divulgação

Antes de correr na F1, Peterson esteve na Fórmula 2 e 3. Na imagem, com um carro de Fórmula 2. Foto: Divulgação


Dia 10 de setembro de 1978. O fogo está concentrado na Lotus de Ronnie Peterson, após ter sido atingido pela McLaren de James Hunt (que foi fechado por Riccardo Patrese, da Arrows). Um dia depois, já com a perna esquerda amputada, Peterson não resistiu a uma embolia e morreu, aos 34 anos. Foto: Divulgação

Dia 10 de setembro de 1978. O fogo está concentrado na Lotus de Ronnie Peterson, após ter sido atingido pela McLaren de James Hunt (que foi fechado por Riccardo Patrese, da Arrows). Um dia depois, já com a perna esquerda amputada, Peterson não resistiu a uma embolia e morreu, aos 34 anos. Foto: Divulgação


Em 1976, o austríaco Niki Lauda (à época na Ferrari) e Ronnie Peterson, da March, conversam antes de um GP. Naquele mesmo ano, Lauda teve o rosto desfigurado pelo acidente sofrido no GP da Alemanha, em Nurburgring. Foto: Divulgação

Em 1976, o austríaco Niki Lauda (à época na Ferrari) e Ronnie Peterson, da March, conversam antes de um GP. Naquele mesmo ano, Lauda teve o rosto desfigurado pelo acidente sofrido no GP da Alemanha, em Nurburgring. Foto: Divulgação


Em Nurburgring, no GP da Alemanha de 1971, a bordo do March 711. Foto: Divulgação

Em Nurburgring, no GP da Alemanha de 1971, a bordo do March 711. Foto: Divulgação


Com a Lotus no GP de Mônaco de 1975. Foto: Divulgação

Com a Lotus no GP de Mônaco de 1975. Foto: Divulgação


Nas ruas do Principado de Monte Carlo com o esquisito March 711, em 1971. Foto: Divulgação

Nas ruas do Principado de Monte Carlo com o esquisito March 711, em 1971. Foto: Divulgação


Barbro Peterson ao lado do marido. A sueca chamava atenção no paddock da Fórmula 1. Foto: Divulgação

Barbro Peterson ao lado do marido. A sueca chamava atenção no paddock da Fórmula 1. Foto: Divulgação


Ronnie, Barbro e a pequena Nina, única filha do casal Peterson, colhendo margaridas no jardim de casa. Foto: Divulgação

Ronnie, Barbro e a pequena Nina, única filha do casal Peterson, colhendo margaridas no jardim de casa. Foto: Divulgação


Uma das fotos mais lindas da história da Fórmula 1, com um céu azul deslumbrante. Em 1976, em um mesmo plano, durante o GP do Canadá, em Mosport, Ronnie Peterson puxa o pelotão com a March, seguido por James Hunt (McLaren), Patrick Depailler (Tyrrell) e Mario Andretti (Lotus). Foto: Foto: Allan De La Plante

Uma das fotos mais lindas da história da Fórmula 1, com um céu azul deslumbrante. Em 1976, em um mesmo plano, durante o GP do Canadá, em Mosport, Ronnie Peterson puxa o pelotão com a March, seguido por James Hunt (McLaren), Patrick Depailler (Tyrrell) e Mario Andretti (Lotus). Foto: Foto: Allan De La Plante


Nos boxes, Barbro Peterson demonstrando sua preferência pelo marido. Foto: Divulgação

Nos boxes, Barbro Peterson demonstrando sua preferência pelo marido. Foto: Divulgação


Outra imagem de Barbro Peterson, bem agasalhada, checando a lista de cronometragem. Foto: Divulgação

Outra imagem de Barbro Peterson, bem agasalhada, checando a lista de cronometragem. Foto: Divulgação


O começo no kart, já com o capacete azul e amarelo e no estilo

O começo no kart, já com o capacete azul e amarelo e no estilo "curva de lado", que adotou também na Fórmula 1. Foto: Divulgação


Barbro Peterson, esposa de Ronnie, sempre acompanhava o marido aos autódromos. Foto: Divulgação

Barbro Peterson, esposa de Ronnie, sempre acompanhava o marido aos autódromos. Foto: Divulgação


Em 1977. Inconfundíveis, o Tyrrell P34 de seis rodas e o capacete nas cores da bandeira da Suécia. O casco inteiramente azul e a aba amarela. A letra

Em 1977. Inconfundíveis, o Tyrrell P34 de seis rodas e o capacete nas cores da bandeira da Suécia. O casco inteiramente azul e a aba amarela. A letra "P" de P34 significava "Project". Foto: Divulgação


Em 1977, com a Tyrrell P34 de seis rodas. Peterson subiu uma única vez ao pódio, no GP da Bélgica, em Zolder. Foto: Divulgação

Em 1977, com a Tyrrell P34 de seis rodas. Peterson subiu uma única vez ao pódio, no GP da Bélgica, em Zolder. Foto: Divulgação


Não foi uma temporada fácil em 1977, mas poucos carros tiveram tanta mídia quanto a Tyrrell P34 de seis rodas. Na imagem, Ronnie Peterson aparece à frente da Ligier do francês Jacques Laffitte, no GP da Argentina, em Buenos Aires. Foto: Divulgação

Não foi uma temporada fácil em 1977, mas poucos carros tiveram tanta mídia quanto a Tyrrell P34 de seis rodas. Na imagem, Ronnie Peterson aparece à frente da Ligier do francês Jacques Laffitte, no GP da Argentina, em Buenos Aires. Foto: Divulgação


Em 1976, Peterson começou a temporada pela Lotus mas fez as demais provas pela March. Aqui, no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Foto: Divulgação

Em 1976, Peterson começou a temporada pela Lotus mas fez as demais provas pela March. Aqui, no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Foto: Divulgação


A bordo da Lotus em 1974, Ele é seguido de perto por uma Ferrari (pode ser o austríaco Niki Lauda ou o suíço Clay Regazzoni). Foto: Divulgação

A bordo da Lotus em 1974, Ele é seguido de perto por uma Ferrari (pode ser o austríaco Niki Lauda ou o suíço Clay Regazzoni). Foto: Divulgação


As duas lindas Lotus preta e dourada. Emerson Fittipaldi à frente, seguido por Ronnie Peterson. Foto: Divulgação

As duas lindas Lotus preta e dourada. Emerson Fittipaldi à frente, seguido por Ronnie Peterson. Foto: Divulgação


A linda Lotus 72E no GP da Grã-Bretanha de 1973, em Silverstone. Foto: Divulgação

A linda Lotus 72E no GP da Grã-Bretanha de 1973, em Silverstone. Foto: Divulgação


Com o March 721 no GP da Grã-Bretanha de 1972, em Brands Hatch. Foto: Divulgação

Com o March 721 no GP da Grã-Bretanha de 1972, em Brands Hatch. Foto: Divulgação


Peterson e sua esposa Barbro, no cockpit de um carro. Foto: Divulgação

Peterson e sua esposa Barbro, no cockpit de um carro. Foto: Divulgação


Peterson teve seu nome vinculado à equipe de Colin Chapman por muitos anos. Foto: Divulgação

Peterson teve seu nome vinculado à equipe de Colin Chapman por muitos anos. Foto: Divulgação


O sueco Ronnie Peterson e o belga Jacky Ickx, que foram companheiros de equipe (na Lotus) em 1974 e 1975. Foto: arquivo pessoal de Jacky Ickx

O sueco Ronnie Peterson e o belga Jacky Ickx, que foram companheiros de equipe (na Lotus) em 1974 e 1975. Foto: arquivo pessoal de Jacky Ickx


Com sua linda Lotus-Ford durante o GP de Mõnaco de 1978, disputado no dia 7 de maio. Peterson largou em sétimo mas abandonou com problema de câmbio. A vitória foi do francês Patrick Depailler (1944-1980), com Tyrrell-Ford. Aliás, esta foi a primeira das duas vitórias de Depailler na F1. Foto: Reprodução

Com sua linda Lotus-Ford durante o GP de Mõnaco de 1978, disputado no dia 7 de maio. Peterson largou em sétimo mas abandonou com problema de câmbio. A vitória foi do francês Patrick Depailler (1944-1980), com Tyrrell-Ford. Aliás, esta foi a primeira das duas vitórias de Depailler na F1. Foto: Reprodução


Em pé, com o pé esquerdo sobre uma das seis rodas do Tyrrell P34, Ken Tyrrell observa seu piloto Ronnie Peterson no cockpit durante treino para o GP da Suécia de 1977, em Anderstorp. No capacete, patrocínio da Polar, fabricante sueca de trailers. Foto: Divulgação

Em pé, com o pé esquerdo sobre uma das seis rodas do Tyrrell P34, Ken Tyrrell observa seu piloto Ronnie Peterson no cockpit durante treino para o GP da Suécia de 1977, em Anderstorp. No capacete, patrocínio da Polar, fabricante sueca de trailers. Foto: Divulgação


Niki Lauda dá uma carona a Ronnie Peterson em sua bicicleta, parecida com nossas

Niki Lauda dá uma carona a Ronnie Peterson em sua bicicleta, parecida com nossas "Monaretas" dos anos 70. Foto: Reprodução


Ronnie Peterson em 1974, em propaganda das pastilhas Vicks. Reprodução

Ronnie Peterson em 1974, em propaganda das pastilhas Vicks. Reprodução


No começo dos anos 70. Foto: Museu Ronnie Peterson

No começo dos anos 70. Foto: Museu Ronnie Peterson


Nina Peterson (filha do saudoso piloto Ronnie Peterson) e Emerson Fittipaldi em 2017. Foto: arquivo pessoal de Emerson Fittipaldi

Nina Peterson (filha do saudoso piloto Ronnie Peterson) e Emerson Fittipaldi em 2017. Foto: arquivo pessoal de Emerson Fittipaldi


Ambos já falecidos: o britânico Tony Brise e o sueco Ronnie Peterson, em 1975. Foto: Divulgação

Ambos já falecidos: o britânico Tony Brise e o sueco Ronnie Peterson, em 1975. Foto: Divulgação


No lançamento da Lotus MKII 77, carro feito para a temporada de 1976 da F1. Peterson está ao lado de sua esposa, Barbro. Com este carro, Peterson disputou apenas o primeiro GP da temporada, do Brasil, em Interlagos. Acabou fazendo o restante da temporada pela March. Foto: Divulgação

No lançamento da Lotus MKII 77, carro feito para a temporada de 1976 da F1. Peterson está ao lado de sua esposa, Barbro. Com este carro, Peterson disputou apenas o primeiro GP da temporada, do Brasil, em Interlagos. Acabou fazendo o restante da temporada pela March. Foto: Divulgação


Os três netos que Ronnie Peterson não conheceu. A foto é de novembro de 2015. Foto: Facebook de Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson

Os três netos que Ronnie Peterson não conheceu. A foto é de novembro de 2015. Foto: Facebook de Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson


Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson e Barbro Peterson, em dezembro de 2015, em Estocolmo, capital da Suécia, onde reside. Foto: Facebook de Nina Kennedy

Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson e Barbro Peterson, em dezembro de 2015, em Estocolmo, capital da Suécia, onde reside. Foto: Facebook de Nina Kennedy


Esta é Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson e Barbro Peterson, ao lado do piloto sueco Marcus Ericsson, que fez homenagem a Ronnie em 2014, em Mônaco. O piloto increveu em seu capacete `Mônaco-74´, em alusão à vitória do saudoso piloto no tradicional circuito de rua. Foto: Divulgação

Esta é Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson e Barbro Peterson, ao lado do piloto sueco Marcus Ericsson, que fez homenagem a Ronnie em 2014, em Mônaco. O piloto increveu em seu capacete `Mônaco-74´, em alusão à vitória do saudoso piloto no tradicional circuito de rua. Foto: Divulgação


José Carlos Pace, à direita, parece ser o mais feliz dos três, afinal era seu primeiro pódio na F1, em terceiro lugar, com Surtees-Ford no GP da Áustria de 1973, em Osterreichring .No centro, o vencedor, o sueco Ronnie Peterson (Lotus-Ford) e o escocês Jackie Stewart, à esquerda (Tyrrell-Ford, que terminou em segundo lugar. Foto: Divulgação.

José Carlos Pace, à direita, parece ser o mais feliz dos três, afinal era seu primeiro pódio na F1, em terceiro lugar, com Surtees-Ford no GP da Áustria de 1973, em Osterreichring .No centro, o vencedor, o sueco Ronnie Peterson (Lotus-Ford) e o escocês Jackie Stewart, à esquerda (Tyrrell-Ford, que terminou em segundo lugar. Foto: Divulgação.

 

 

 

Últimas do seu time