Olhos no retrovisor: Entrevista exclusiva com Emerson Fittipaldi sobre Ronnie Peterson, que faria 81 anos
Olhos no retrovisor: Entrevista exclusiva com Emerson Fittipaldi sobre Ronnie Peterson, que faria 81 anos
Por Marcos Júnior Micheletti - 14/02/2025 18:00
O sueco com sua linda Lotus durante o GP de Mônaco de 1978. Foto: Reprodução
Não fosse o trágico acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, o piloto sueco Ronnie Peterson, um dos mais brilhantes de sua geração, estaria completando 81 anos nesta sexta-feira (14).
Ele morreu um dia depois da batida com sua Lotus, por conta de uma embolia pulmonar, aos 34 anos.
Ainda assim, terminou aquela temporada de 1978 como vice-campeão post-mortem, 13 pontos atrás do companheiro de equipe na Lotus, o norte-americano Mario Andretti.
Para homenagear o piloto sueco, cujo nome completo era Bengt Ronald Peterson, buscamos uma entrevista de Emerson Fittipaldi ao jornalista Marcos Micheletti, do Portal Terceiro Tempo.
Emerson, que havia sido companheiro de Peterson na Lotus em 1973, equipe chefiada pelo lendário Colin Chapman (1928-1982), relembrou momentos do piloto e o acidente em Monza.
Peterson foi casado com Barbro Edwardson Peterson, com quem teve uma filha, Nina.
Barbro também teve um fim trágico. Ela, que alguns anos depois de ficar viúva havia se casado com um outro piloto, o britânico John Watson, acabou dando cabo de sua vida após uma crise de depressão, em 19 de dezembro de 1987.
Em 22 de outubro de 2012, durante o lançamento do livro de Claudio Carsughi ("Claudio Carsughi - Meus 50 Anos de Brasil"), Emerson Fittipaldi foi entrevistado por Marcos Micheletti, editor de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, sobre o acidente de Ronnie Peterson durante o GP da Itália de 1978, que levou o piloto sueco à morte algumas horas depois.
OUÇA, ABAIXO
Esta foto demonstra bem o que foi a temporada da F1 em 1978, com o amplo domínio da Lotus. Mario Andretti à frente de Ronnie Peterson, no GP da Holanda, em Zandvoort, na dobradinha da equipe inglesa chefiada por Colin Chapmann. Foto: Divulgação
Em 1977, companheiros de equipe na Tyrrell, o francês Patrick Depailler conversa com o sueco Ronnie Peterson. Foto: Divulgação
Primeira fila para o GP da Suécia de 1973, no circuito de Anderstop. Ronnie Peterson na pole e François Cevert em segundo lugar. No final, Denny Hulme (McLaren) venceu, seguido exatamente por Peterson e Cevert. Foto: Divulgação
Caixão de Ronnie Peterson, morto em decorrência do acidente na largada do GP da Itália de 1978, em Monza, sendo carregado pelos amigos pilotos. Atrás estão Keke Rosberg, Emerson Fittipaldi e James Hunt. Em primeiro plano, Jody Scheckter, Niki Lauda, John Watson e Gunnar Nilson, que faleceu um mês e nove dias depois. Foto: Divulgação
Em 1978, no GP da Áustria, no cicuito de Zeltweg, com a linda Lotus preta e dourada. Foto: Divulgação
Ano de estreia na Fórmula 1, com o March 701 no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen, corrida em que Peterson terminou na 11ª colocação. A prova foi marcada pela primeira vitória de Emerson Fittipaldi na F!, com Lotus-Ford. Foto: Divulgação
Com a pequena Nina, recém nascida. Foto: Divulgação
Ronnie e Barbro Peterson viveram um casamento feliz, mas tiveram fins trágicos. Ele, morto em decorrência do acidente no GP de Monza, em 1978. Ela, depressiva, se suicidou em 1987. Foto: Divulgação
Túmulo do casal. Peterson morreu em 1978 e Barbro em 1987. Ela se casou novamente, com o piloto John Watson, mas a depressão a levou ao suicídio. Foto: Divulgação
Saindo da ambulância para o centro cirúrgico. Foto: Divulgação
Após ser removido de helicóptero, Peterson chega ao hospital para o atendimento de emergência. Foto: Divulgação
Saldo da tragédia após a largada do GP da Itália de 1978, em Monza. Ao fundo, a Lotus de Peterson com a frente totalmente destruída. No chão, com macacão amarelo, está Ronnie Peterson. À esquerda dele, levantando a perna e com um capacete preto na mão, está o britânico James Hunt, cujo carro (McLaren) é o mais abaixo. O carro do meio (número 17) é o Shadow do suíço Clay Regazzoni, que aparece abaixo, de capacete vermelho, ao lado de um fiscal. Foto: Divulgação
Antes de correr na F1, Peterson esteve na Fórmula 2 e 3. Na imagem, com um carro de Fórmula 2. Foto: Divulgação
Dia 10 de setembro de 1978. O fogo está concentrado na Lotus de Ronnie Peterson, após ter sido atingido pela McLaren de James Hunt (que foi fechado por Riccardo Patrese, da Arrows). Um dia depois, já com a perna esquerda amputada, Peterson não resistiu a uma embolia e morreu, aos 34 anos. Foto: Divulgação
Em 1976, o austríaco Niki Lauda (à época na Ferrari) e Ronnie Peterson, da March, conversam antes de um GP. Naquele mesmo ano, Lauda teve o rosto desfigurado pelo acidente sofrido no GP da Alemanha, em Nurburgring. Foto: Divulgação
Em Nurburgring, no GP da Alemanha de 1971, a bordo do March 711. Foto: Divulgação
Com a Lotus no GP de Mônaco de 1975. Foto: Divulgação
Nas ruas do Principado de Monte Carlo com o esquisito March 711, em 1971. Foto: Divulgação
Barbro Peterson ao lado do marido. A sueca chamava atenção no paddock da Fórmula 1. Foto: Divulgação
Ronnie, Barbro e a pequena Nina, única filha do casal Peterson, colhendo margaridas no jardim de casa. Foto: Divulgação
Uma das fotos mais lindas da história da Fórmula 1, com um céu azul deslumbrante. Em 1976, em um mesmo plano, durante o GP do Canadá, em Mosport, Ronnie Peterson puxa o pelotão com a March, seguido por James Hunt (McLaren), Patrick Depailler (Tyrrell) e Mario Andretti (Lotus). Foto: Foto: Allan De La Plante
Nos boxes, Barbro Peterson demonstrando sua preferência pelo marido. Foto: Divulgação
Outra imagem de Barbro Peterson, bem agasalhada, checando a lista de cronometragem. Foto: Divulgação
O começo no kart, já com o capacete azul e amarelo e no estilo "curva de lado", que adotou também na Fórmula 1. Foto: Divulgação
Barbro Peterson, esposa de Ronnie, sempre acompanhava o marido aos autódromos. Foto: Divulgação
Em 1977. Inconfundíveis, o Tyrrell P34 de seis rodas e o capacete nas cores da bandeira da Suécia. O casco inteiramente azul e a aba amarela. A letra "P" de P34 significava "Project". Foto: Divulgação
Em 1977, com a Tyrrell P34 de seis rodas. Peterson subiu uma única vez ao pódio, no GP da Bélgica, em Zolder. Foto: Divulgação
Não foi uma temporada fácil em 1977, mas poucos carros tiveram tanta mídia quanto a Tyrrell P34 de seis rodas. Na imagem, Ronnie Peterson aparece à frente da Ligier do francês Jacques Laffitte, no GP da Argentina, em Buenos Aires. Foto: Divulgação
Em 1976, Peterson começou a temporada pela Lotus mas fez as demais provas pela March. Aqui, no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Foto: Divulgação
A bordo da Lotus em 1974, Ele é seguido de perto por uma Ferrari (pode ser o austríaco Niki Lauda ou o suíço Clay Regazzoni). Foto: Divulgação
As duas lindas Lotus preta e dourada. Emerson Fittipaldi à frente, seguido por Ronnie Peterson. Foto: Divulgação
A linda Lotus 72E no GP da Grã-Bretanha de 1973, em Silverstone. Foto: Divulgação
Com o March 721 no GP da Grã-Bretanha de 1972, em Brands Hatch. Foto: Divulgação
Peterson e sua esposa Barbro, no cockpit de um carro. Foto: Divulgação
Peterson teve seu nome vinculado à equipe de Colin Chapman por muitos anos. Foto: Divulgação
O sueco Ronnie Peterson e o belga Jacky Ickx, que foram companheiros de equipe (na Lotus) em 1974 e 1975. Foto: arquivo pessoal de Jacky Ickx
Com sua linda Lotus-Ford durante o GP de Mõnaco de 1978, disputado no dia 7 de maio. Peterson largou em sétimo mas abandonou com problema de câmbio. A vitória foi do francês Patrick Depailler (1944-1980), com Tyrrell-Ford. Aliás, esta foi a primeira das duas vitórias de Depailler na F1. Foto: Reprodução
Em pé, com o pé esquerdo sobre uma das seis rodas do Tyrrell P34, Ken Tyrrell observa seu piloto Ronnie Peterson no cockpit durante treino para o GP da Suécia de 1977, em Anderstorp. No capacete, patrocínio da Polar, fabricante sueca de trailers. Foto: Divulgação
Niki Lauda dá uma carona a Ronnie Peterson em sua bicicleta, parecida com nossas "Monaretas" dos anos 70. Foto: Reprodução
Ronnie Peterson em 1974, em propaganda das pastilhas Vicks. Reprodução
No começo dos anos 70. Foto: Museu Ronnie Peterson
Nina Peterson (filha do saudoso piloto Ronnie Peterson) e Emerson Fittipaldi em 2017. Foto: arquivo pessoal de Emerson Fittipaldi
Ambos já falecidos: o britânico Tony Brise e o sueco Ronnie Peterson, em 1975. Foto: Divulgação
No lançamento da Lotus MKII 77, carro feito para a temporada de 1976 da F1. Peterson está ao lado de sua esposa, Barbro. Com este carro, Peterson disputou apenas o primeiro GP da temporada, do Brasil, em Interlagos. Acabou fazendo o restante da temporada pela March. Foto: Divulgação
Os três netos que Ronnie Peterson não conheceu. A foto é de novembro de 2015. Foto: Facebook de Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson
Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson e Barbro Peterson, em dezembro de 2015, em Estocolmo, capital da Suécia, onde reside. Foto: Facebook de Nina Kennedy
Esta é Nina Kennedy, filha de Ronnie Peterson e Barbro Peterson, ao lado do piloto sueco Marcus Ericsson, que fez homenagem a Ronnie em 2014, em Mônaco. O piloto increveu em seu capacete `Mônaco-74´, em alusão à vitória do saudoso piloto no tradicional circuito de rua. Foto: Divulgação
José Carlos Pace, à direita, parece ser o mais feliz dos três, afinal era seu primeiro pódio na F1, em terceiro lugar, com Surtees-Ford no GP da Áustria de 1973, em Osterreichring .No centro, o vencedor, o sueco Ronnie Peterson (Lotus-Ford) e o escocês Jackie Stewart, à esquerda (Tyrrell-Ford, que terminou em segundo lugar. Foto: Divulgação.