Olhos no retrovisor: Carros com patrocínios voltados ao público adulto
Olhos no retrovisor: Carros com patrocínios voltados ao público adulto
Por Marcos Júnior Micheletti - 17/08/2021 08:00
Independente do desenho do carro, alguns modelos estiveram de certa forma ligados ao mercado de "entretenimento adulto", como a Surtees de Alan Jones, a Hesketh de Alex Dias Ribeiro, estes dois na Fórmula 1, e o Ford Taurus de Mark Martin na NASCAR.
PRESERVATIVO MASCULINO
Quem via a Surtees do australiano Alan Jones em 1976 com o patrocínio da "Durex" estampando sua carenagem, poderia pensar que se tratava do adesivo colante. No entanto, a marca representava um dos líderes de vendas em preservativos masculinos, até hoje no mercado.
Aquela foi a segunda temporada de Alan Jones na Fórmula 1, e embora o seu Surtees TS-19 não fosse dos melhores carros, longe disso, foi com ele que o piloto conseguiu figurar três vezes no top-6 daquele ano, com dois quintos lugares (Bélgica e Grã-Bretanha) e um quarto lugar, no marcante GP do Japão, aquele em que James Hunt sagrou-se campeão superando Niki Lauda.
BRAMBILLA RECUSOU PATROCÍNIO...
O saudoso italiano Vittorio Brambilla (1937-2001), católico fervoroso, não quis estampar a marca dos preservativos "Durex" nos dois anos em que compeiu pela Surtees (1977 e 1978), após deixar a March. A solução foi convencer a Beta (ferramentas), que então o patrocinava na March, a continuar com ele no time de John Surtees, o que de fato aconteceu.
REVISTA PARA PÚBLICO ADULTO
O brasileiro Alex Dias Ribeiro, criador dos "Atletas de Cristo", se diverte quando lembra do primeiro carro que utilizou na Fórmula 1, em 1976 o Hesketh-Ford, que tinha patrocínio da revista adulta Pent"house", que na época rivalizava com outras duas publicações do segmento: a Playboy e a Hustler.
No carro #25, além da inscrição "Penthouse", também estava o desenho de uma mulher em pose sexy. Alex disputou um único GP com o carro "pornográfico", o GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen, e apesar das enormes limitações mecânicas, conseguiu um bom 12º lugar após partir do 22º posto do grid.
AZULZINHO...
O norte-americano Mark Martin, um dos grandes nomes da NASCAR, vencedor de mais de 90 corridas pelas três divisões (Sprint Cup, Xfinity Series e Camping Truck Series), teve seu Ford Taurus "vitaminado" pelo patrocínio do Viagra, medicamento criado pela Pfizer, amplamente utilizado para disfunção erétil, primeiro patenteado nos Estados Unidos (em 1996), liberado para comercialização em 1998, tanto nos EUA quanto no Brasil.