Francês disputou sua primeira corrida há 44 anos. Foto: Reprodução

Francês disputou sua primeira corrida há 44 anos. Foto: Reprodução

Há exatos 45 anos, no GP da Argentina, o francês Alain Prost fez sua estreia pela Fórmula 1, então como piloto da McLaren, e já pontuou.

Naquele 13 de janeiro de 1980, então com 24 anos de idade, Prost alinhou sua McLaren-Ford (modelo M29) em 12º lugar no grid, cinco posições à frente do seu então companheiro de equipe, o britânico John Watson, e terminou em um ótimo sexto lugar, marcando seu primeiro ponto na categoria.

A prova foi vencida por Alan Jones (Williams-Ford), seguido por Nelson Piquet (Brabham-Ford) e Keke Rosberg (Fittipaldi-Ford).

A primeira vitória aconteceu já na temporada seguinte, pela Renault, no GP da França, disputado em Dijon-Prenois.

Alain Prost conquistou quatro títulos na categoria máxima do automobilismo, sendo três pela McLaren (1985, 1986 e 1989) e um pela Williams (1993).

Teve sua equipe própria na Fórmula 1 a Prost Grand Prix, quando adquiriu a francesa Ligier. A Prost Grand Prix esteve no grid entre 1997 e 2001, sem ter conseguido nenhuma vitória, mas com três pódios: terceiro lugar no GP do Brasil de 1997 com o francês Olivier Panis e o segundo lugar no GP da Espanha do mesmo ano, novamente com Panis.

O terceiro e último pódio foi com o italiano Jarno Trulli, segundo colocado no GP da Europa de 1999, disputado em Nurburgring, na Alemanha.

Alain Prost, que está com 68 anos, esteve no meio da Fórmula 1 até recentemente. Ele foi consultor da Renault (depois Alpine), entre 2015 e 2021.

Em sua estreia na F1, com a McLaren-Ford no GP da Argentina. Prost largou em 12º e terminou em sexto com a M29. Foto: Reprodução

ANO SABÁTICO

Em 1991, após deixar a Ferrari, Alain Prost não disputou a temporada de 1992 da Fórmula 1. Ele chegou a testar a Ligier-Renault durante os testes de inverno na França, em Paul Ricard, mas desistiu da ideia ao perceber que o chassi da JS-37 não fazia jus ao ótimo desempenho do motor Renault, retornando para ser campeão no ano seguinte, com a Williams-Renault. Deixou a F1 ao término da temporada de 1993.

Prost esteve próximo de assinar com a Ligier para 1992, mas desistiu após os testes da pré-temporada. O chassi da JS-37 não agradou o francês. Foto: Reprodução

EQUIPE PRÓPRIA

Em 1996 acertou a compra da Ligier junto ao então dono, Flavio Briatore, fundando a Prost Grand Prix, que fez cinco temporadas na Fórmula 1, entre 1997 e 2001, sem conseguir nenhuma vitória. A temporada de estreia, em 1997, acabou sendo a melhor. Então com o motor Peugeot, a Prost Grand Prix marcou 21 pontos. Olivier Panis subiu ao pódio em duas corridas, os GPs do Brasil e da Espanha.

Então dono de equipe, a Prost Grand Prix, com sua dupla de pilotos para a temporada de 1997: o italiano Jarno Trulli e o francês Olivier Panis. Foto: Divulgação

 


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time