Somando todas as conquistas, Luxa já levantou essa taça do Paulistão nove vezes

Somando todas as conquistas, Luxa já levantou essa taça do Paulistão nove vezes

O Palmeiras de Luxemburgo quebrou a sequencia de títulos do Corinthians. Mais do que isso: o Palmeiras de Luxemburgo quebrou um jejum no Paulistão e soltou o grito da sua torcida.
Como na quarta-feira, não foi um jogo muito bom tecnicamente. Foi um jogo muito mais disputado do que tecnicamente bem jogado.
 
E acabou sendo revestido de muita emoção, porque o Corinthians quase estragou uma festa que os palmeirenses estavam começando a comemorar. O gol marcado por Jô aos 50 minutos levou a disputa para os pênaltis, e foi preciso muita personalidade para recuperar o ânimo dos jogadores do Verdão.
 
Foi a experiência de Luxemburgo que fez a diferença. Ele levantou o astral dos jogadores - especialmente dos batedores dos pênaltis - conversando ao pé do ouvido com cada um deles. Então, vamos dar os méritos a quem realmente merece: o goleiro Weverton, que pegou duas cobranças, e o fator Luxemburgo, que conquistou o seu quarto título pelo Palmeiras, exatamente em cima do Corinthians.
 
Na final do Paulista de 1993, ele acabou derrotado por 1 a 0, gol de Viola. Na volta, o Verdão fez 3 a 0 no tempo normal e Evair, de pênalti, sacramentou o título finalizando o marcador: 4 a 0. O título findou um jejum de quase 17 anos sem conquista palmeirense.
 
No mesmo ano, as duas equipes voltaram a se enfrentar em uma final, desta vez pelo Rio-SP. Naquela oportunidade Edmundo marcou duas vezes e abriu caminho para o título, decretado com um empate sem gols na volta.
 
Os rivais voltaram a se encontrar na final do Campeonato Brasileiro de 1994. A vantagem a favor de Luxemburgo foi criada logo na ida com o triunfo por 3 a 1, no Pacaembu. A igualdade por 1 a 1, também no Paulo Machado de Carvalho, deu, novamente, a taça para o Palmeiras.
 
Então, é preciso reconhecer que o Corinthians é freguês de Vanderlei Luxemburgo. Além disso, nunca podemos esquecer, o quase setentão Luxemburgo - somando as conquistas com Santos e o próprio Corinthians - já levantou essa taça do Paulistão nove vezes.
 
É bom respeitá-lo.
 
VEJA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As manchetes dos jornais deste domingo
 
CONTROLE REMOTO > O que você pode ver hoje na TV
 
E o Ibope da Globo bombou na final do Paulistão
 
Andrés Sanchez, ex-deputado pelo PT, já não morre de amores pelo ex-presidente Lula

 
Veja, em vídeo (clique AQUI), por que o profissionalismo de Domènec expõe o desprezo de Sampaoli pela língua portuguesa

Últimas do seu time