O Palmeiras assumiu a liderança do Brasileiro-2022. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O Palmeiras assumiu a liderança do Brasileiro-2022. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Começo de Brasileirão é como início de São Silvestre. Assim como na tradicional corrida de rua paulistana, em que muitos atletas despreparados dão um gás desproporcional nos primeiros segundos de prova para aparecer na televisão, na competição nacional alguns times tomam a dianteira nas rodadas iniciais e chegam até a empolgar as suas torcidas.

Um exemplo emblemático foi em 2020, quando o Vasco de Ramon Menezes chegou a liderar o Campeonato Brasileiro por três rodadas e, no fim do ano, acabou rebaixado.

Bem, e neste Brasileirão de 2022 a gente viu algumas lideranças que também pareciam firmes como prego na areia, como as de Santos e Corinthians. Estava na cara que os dois alvinegros, que entraram na competição para figurar no meio da tabela, não segurariam a ponta por muito tempo.

Mas, agora, o Brasileirão tem um novo líder. E é possível que até seja definitivo. Afinal, o Palmeiras, sim, tem um time consistente e capaz de segurar a primeira colocação o campeonato todo.

É claro que a gente sabe que Abel costuma priorizar as copas e deve escalar times alternativos em muitas rodadas do Nacional. Mas o nível atual do principal campeonato do país é tão baixo que não me surpreenderei se o Palmeiras levar a taça como em 2018, disputando muitas das 38 rodadas com sua segunda equipe.

Se os rivais não abrirem os olhos, vão correr sério risco de presenciar uma quádrupla coroa do Verdão em 2022.

Últimas do seu time