Pelé bem que tentou, mas não conseguiu balançar as redes em seu adeus à seleção

Pelé bem que tentou, mas não conseguiu balançar as redes em seu adeus à seleção

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PÁGINA DE PELÉ NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

No dia 18 de julho de 1971, aproximadamente 140 mil pessoas foram ao Maracanã para ver o último ato do maior jogador de futebol de todos os tempos pela sua seleção. Pelé se despediu do escrete canarinho em um amistoso diante da Iugoslávia, que terminou empatado em 2 a 2 (Rivellino e Gérson marcaram para o Brasil, enquanto Dzajic e Jerkovic balançaram as redes pelo lado dos iugoslavos).

O Rei do Futebol jogou apenas o primeiro tempo do duelo, dando lugar, na etapa complementar, a Claudiomiro, do Internacional. Quando deixou o gramado, a torcida, emocionada, começou a gritar: “Fica, Pelé!”.

Pelé, no entanto, vestiria a camisa da seleção em outras duas oportunidades: em 1976, em amistoso contra o Flamengo, que teve sua renda revertida aos familiares de Geraldo, que morreu dois meses antes em uma cirurgia de retirada das amígdalas (CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE GERALDO NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”; e em 1990, em um amistoso contra o “Resto do Mundo”, que marcou a comemoração do cinquentenário do Rei.

Pela seleção brasileira, Pelé realizou 114 partidas, com 84 vitórias, 16 empates, 14 derrotas e 95 gols marcados.

Abaixo, confira os melhores momentos de Brasil 2 x 2 Iugoslávia, com narração de Orlando Duarte e comentários de José Trajano e do lateral Zé Maria (imagens da TV Cultura):

 

BRASIL 2 x 2 IUGOSLÁVIA (DESPEDIDA DE PELÉ) – 18 de julho de 1971

Local: Estádio Mário Filho / Maracanã
Árbitro: V. Loureaux (BEL)
Gols: Rivellino e Gérson (Brasil), Dzajic e J. Jerkovic (Iugoslávia)
BRASIL: Félix,Zé Maria(Eurico) Brito, Piazza, Everaldo(Marco Antônio),Clodoaldo, Gérson, Zequinha, Vaguinho, Pelé (Claudiomiro), Rivellino /Técnico: Zagallo
IUGOSLÁVIA: Vukcevic, Ramljak (Antonijevic), Paunovic, Holcer, Stepanovic, Pavlovic, Oblak, Acimovic ,Petkovic (Bjekovic), Filipovic (J. Jerkovic), Dzajic / Técnico: Vujadin Boskov

Foto: Reprodução

Últimas do seu time