Em contato com o UOL Esporte, Zico também fez elogios sobre a passagem de Mendoza pelo futebol indiano

Em contato com o UOL Esporte, Zico também fez elogios sobre a passagem de Mendoza pelo futebol indiano

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

Apesar de outros nomes já acertados, Stiven Mendoza é o único reforço realmente oficializado pelo Corinthians. Na avaliação de algumas pessoas que assistiram ao atacante colombiano no clube, foi detectada em Mendoza a capacidade de desempenhar papel semelhante ao de Jorge Henrique.

Em contato com o UOL Esporte, Zico também fez elogios sobre a passagem de Mendoza pelo futebol indiano, onde defendia o Chennaiyin FC ao lado do brasileiro Elano. Por lá, o Galinho comandou o FC Goa na última temporada da Índia. E ficou bem impressionado com Stiven.

"Ele se mostrou muito rápido, habilidoso e bom para contra-ataques", descreveu Zico. "Com o Elano lançando, ele infernizava as defesas adversárias. Eu diria a você que a contusão dele foi fundamental para não chegarem ao título (o Chennaiyin). O Elano e ele estavam muito bem", analisou.

Antes de assinar um polêmico contrato de quatro anos com o reforço, o gerente de futebol Edu Gaspar, idealizador do negócio, pediu o auxílio do departamento de observação de atletas do Corinthians. Nesse relatório, as qualidades e defeitos de Stiven Mendoza foram identificados.

Nos aspectos positivos, Mendoza foi citado como um jogador de transição rápida entre defesa e ataque, carência identificada pela comissão técnica no elenco. Intenso, dinâmico e veloz, o colombiano é bom na recuperação de bola. A pressão sobre o adversário, exatamente como fez Jorge Henrique em sua passagem vitoriosa pelo Corinthians, foi algo destacado. Hoje, não há nenhum atacante de velocidade no elenco de Tite com esse perfil.

Por outro lado, Edu Gaspar foi lembrado que Mendoza é um jogador de pouca técnica, faz poucos gols e abusa da velocidade em alguns momentos. Chega, eventualmente, a beirar a afobação. Além disso, a direção do Corinthians foi alertada pela sequência difícil na carreira de Mendoza: entre 2012 e 2014, ele passou por cinco times e colecionou alguns problemas.

Entre salários, comissão, luvas e quantia paga à equipe indiana, Stiven Mendoza custará mais de R$ 5 milhões ao Corinthians. O negócio caro com um jogador desconhecido irritou opositores e membros da atual direção do Corinthians, mas foi aprovado pelo presidente Mário Gobbi após insistência de Edu Gaspar.

Foto: UOL

Últimas do seu time