A cena arrancou risos de quem chegava aos Estados Unidos no avião fretado para o Corinthians. Gil, mesmo com a experiência de quem atuou no futebol francês, se irritava por não entender um um oficial americano na imigração do aeroporto de Miami. Até que surgiu o colombiano Stiven Mendoza para retornar até a cabine, intermediar a conversa entre ambos e tirar o zagueiro de uma enrascada. Ele deve estrear com a camisa do clube nesta quinta-feira, em Orlando, contra a Colônia-ALE pela Flórida Cup.
Se na chegada para a pré-temporada o atacante já impressionava os colegas de Corinthians pelo jeito espontâneo e atrevido de fora do campo, Mendoza nos últimos dias efetivamente se soltou. Com a ousadia que raramente marca os novatos de clube, o atacante contratado do futebol indiano já se aproximou dos líderes do elenco, cativou funcionários e ganhou elogio de Tite.
Em Fort Lauderdale, onde o Corinthians iniciou a pré-temporada, dezenas de torcedores VIP participaram de um jantar com o elenco. Enquanto alguns jogadores, inclusive com tempo de casa, hesitavam em entrar na sala e conhecer os convidados, Mendoza deu de ombros. Com seu moicano estilizado, enorme barba e chinelos cor de laranja, passou direto pela porta e procurou seu lugar demarcado. Ali, roubou a cena com o jeito divertido e algumas piadas.
Aliás, os reluzentes chinelos do atacante colombiano viraram motivo para brincadeira entre jogadores e hóspedes dos hotéis ocupados pelo Corinthians. À vontade, Mendoza participa do que os atletas popularmente chamam de "resenha", nome dado a um papo mais descontraído. Por mais que esteja sempre com os demais estrangeiros, especialmente Nicolás Lodeiro e Ángel Romero, Stiven está aberto e próximo de quase todos. Se há uma selfie dos jogadores no Instagram, pode ter certeza que ele provavelmente está no meio.
Para se entrosar mais rápido com os colegas de clube, Mendoza surpreendeu ao fazer um pedido geral: colombiano que jogava na Índia, ele quer mesmo é que todos falem português para que possa aprender mais rápido. Assim, também vai acelerar a adaptação ao futebol brasileiro e buscar um lugar no time. Até sambar diante dos colegas foi algo que Stiven arriscou.
Por enquanto, Tite parece satisfeito com o jogador. A impressão geral é que, se tiver êxito, o desconhecido Mendoza pode realizar papel semelhante ao que Jorge Henrique teve nos títulos do Brasileiro, Copa Libertadores e Mundial de Clubes. Ainda há desconfianças sobre Stiven, jogador rápido, determinado e com chute potente, mas com pouca técnica.
O treinador, por sinal, também parece aberto a ele. Em treino recente, o colombiano realizou desarme e ganhou parabéns de Tite. Depois do terceiro grito e nenhuma resposta, o comandante olhou a Stiven e questionou: "entendeu, Mendoza?". Quase todos em volta riram da cena.
Foto: UOL
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
22/07/2019Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
21/07/2019Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
21/07/2019Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
21/07/2019Corinthians tem teste de peso contra Flamengo para se provar no Brasileirão
21/07/2019