Verdão eliminou o Atlético na semifinal da Libertadores. Foto: Cesar Greco

Verdão eliminou o Atlético na semifinal da Libertadores. Foto: Cesar Greco

Acredito que ninguém discute que o Palmeiras não enfrentou a melhor versão do Flamengo na grande decisão da Libertadores da América de 2021. Ao mesmo tempo, porém, está cada vez mais claro que o Verdão encarou o Atlético-MG em seu melhor momento nas semifinais do mesmo torneio.

O sucesso e o desempenho avassalador do Galo valoriza ainda mais o papel do Palmeiras nos confrontos que decidiram uma vaga na final da principal competição de clubes do continente sul-americano.

Campeão brasileiro com sobras e com os nove dedos no título da Copa do Brasil, o clube mineiro é o grande time do Brasil em 2021. Chegou ao mais alto nível de desempenho. O Galo é um rolo compressor. Tem um ataque esmagador (vale o trocadilho com Hulk, claro). Um time com muitas alternativas táticas e muito (muito mesmo) recurso técnico.

Diante desse desafio, o Palmeiras foi cirúrgico. Muito se apontou a “covardia” de Abel Ferreira por montar uma estratégia defensiva. Criticou-se o anti-jogo alviverde. Detonou-se a postura reativa do time paulista. Mas está escancarado que esse era o modo que o Palmeiras tinha para bater o Galo.

De que outra maneira o Verdão poderia segurar o time mineiro? Se abrindo para o jogo, cedendo espaço e partindo para a trocação? Pois diante desse Atlético, isso é suicídio.

O nível apresentado pelo Atlético semana após semana, jogo após jogo, valoriza ainda mais o papel do Palmeiras, que foi extremamente eficiente nos confrontos da semifinal.

Gostemos ou não do estilo de Abel Ferreira (é inegável que a filosofia do Galo hoje encanta muito mais), não há como questionar a competitividade de sua equipe. Se o Atlético é o melhor time do Brasil em 2021, o Palmeiras é o mais concentrado!

Últimas do seu time