Comentarista da Band destacou que "o PSG não representa 10% do Santos". Foto: Ivan Storti/Santos FC

Comentarista da Band destacou que "o PSG não representa 10% do Santos". Foto: Ivan Storti/Santos FC

História, tradição e camisa pesada não se constroem de uma hora para a outra e não são compradas pelo dinheiro. É por isso que um clube milionário não se torna imediatamente grande.

Em participação ao podcast Podpah, o comentarista e apresentador Neto, que inclusive jogou no Santos, destacou a grandeza do clube da Vila Belmiro.

“O PSG não representa 10% do Santos. O Santos é um dos maiores clubes do mundo, só que os dirigentes não entendem isso”, disse .

O craque Neto tem razão! E nos dois pontos abordados!

A história e a tradição do Santos Futebol Clube é algo imensurável. A marca construída por esse clube é algo gigante e que atinge o mundo inteiro. Na comparação com o PSG, chega a ser cruel com os franceses: o clube de Paris foi fundado há apenas 51 anos, até receber o aporte financeiro da família real do Catar, era, de certo modo, irrelevante no cenário internacional e penava para brigar pelo título na França.

Não é exagero dizer que o Paris Saint-Germain ainda está dando seus primeiros passos para se tornar um grande clube no cenário europeu. É óbvio que o conceito de grandeza é absolutamente subjetivo e os critérios para determinar se um clube é ou não grande vão de análise para análise. Há quem aponte a necessidade de conquistar alguns títulos importantes; há quem diga que o mais importante é o tamanho da torcida e a audiência gerada; há quem aponte aspectos financeiros como um diferencial.

Na minha visão, um clube se torna grande através da história. Nenhuma entidade nasce grande, isso é construído com o passar dos anos, com os resultados, as conquistas, os desafios superados, com comportamentos, com a representatividade de seus atletas.

Nesses aspectos, o Peixe é gigante!

E novamente o craque Neto acertou em cheio: só os dirigentes santistas não sabem disso. A marca em torno do Santos é fortíssima, porém pouco explorada. A Vila Belmiro é um templo, também pouco explorada. A relação do clube com o Rei Pelé e muitos outros ídolos históricos também poderia ser melhor utilizada. O clube, porém, não só avançou em todos esses aspectos, como se afundou em dívidas e problemas gerados por gestões temerárias.

Últimas do seu time